PROCEDIMENTOS

Rinoplastia

(cirurgia do nariz)

t

O que é ?

É a cirurgia que permite a alteração da forma, tamanho e aparência geral do nariz. O objetivo é corrigir quaisquer desarmonias do nariz em relação à face, melhorando seu balanço estético. Se há qualquer déficit funcional do nariz, este pode ser corrigido simultaneamente.

É um procedimento que deve ser realizado após a idade de 16 anos quando feita com objetivos estéticos, por ser nessa época que o crescimento nasal (principalmente septal) está estabilizado. Entretanto, pode ser realizada em idades menores em pacientes com malformações congênitas, sequelas de traumas nasais e com distúrbios funcionais mais intensos.

As técnicas mais empregadas são a rinoplastia estruturada e a preservadora. Ambas visam uma maior qualidade e estabilidade de resultado empregando conceitos diferentes e particulares. A rinoplastia preservadora é geralmente realizada em pacientes que não foram submetidos a procedimentos locais anteriores, enquanto a técnica estruturada pode ser tanto realizada em pacientes primários (nunca operados), quanto naqueles já operados previamente.

Independentemente da técnica escolhida, são realizados reforços da estrutura do nariz com emprego de cartilagens que podem ser obtidas do próprio nariz ou de fontes afastadas (como a orelha e costela).

O procedimento dura aproximadamente de três a quatro horas e é, geralmente, realizado com anestesia geral. Ocasionalmente, utiliza-se anestesia local e sedação.

r

Cuidados Pós-operatório

A permanência no hospital após o procedimento nem sempre é necessária.

Imobilização do nariz com aquaplast (placa modeladora) é frequentemente realizada por aproximadamente 5 a 7 dias no pós-operatório. Se houver necessidade de correção do septo nasal ou obtenção de enxerto de cartilagem septal, pode ser necessária a utilização de um splint nasal (placa de silicone posicionada no interior do nariz). O splint nasal não interfere na respiração e é retirado entre o quinto e o sétimo dia de pós-operatório. 

Hoje, o uso de tamponamento nasal (oclusão total de ambas as narinas) raramente é realizado, mas seu uso não pode ser descartado pré-operatoriamente. Se há instabilidade dos ossos do nariz ou sangramento maior, pode-se optar por utilizá-lo por período de 24 a 48 horas.

O edema (inchaço) e equimoses (arroxeado) nas pálpebras e nariz são normais e permanecem por uma ou duas semanas.

O paciente está apto a reassumir suas atividades usuais em uma ou duas semanas de pós-operatório. Nessas primeiras semanas de pós-operatório, é fundamental dormir com a cabeceira elevada 45 graus e com a cabeça reta. É proibido apoiar o nariz ou usar óculos até a liberação médica. A atividade física mais intensa só deve reiniciar após 45 dias da cirurgia.

O resultado final de uma rinoplastia é avaliado após um período de 12 meses da cirurgia.

× Como posso te ajudar?