PROCEDIMENTOS
Blefaroplastia
(cirurgia nas pálpebras)
O que é ?
A cirurgia cosmética nas pálpebras, também chamada de blefaroplastia, permite a retirada de pele e/ou bolsas gordurosas nas pálpebras inferiores ou superiores.
A blefaroplastia produz um rejuvenescimento da região dos olhos e de toda a face, permitindo aos pacientes apresentarem-se mais alertas, descansados e joviais.
As cicatrizes ficam escondidas em dobras naturais da pele palpebral superior ou na base dos cílios, na pálpebra inferior, apresentando-se bem discretas.
Se não há excesso de pele para ser removido e somente se observa excesso de gorduras nas pálpebras, a cirurgia é realizada através da conjuntiva palpebral, ou seja, internamente pelas pálpebras.
O procedimento é realizado em homens e mulheres em torno de 40 anos, com uso de anestesia local e sedação. Geralmente, não necessita de hospitalização.
Cuidados Pós-operatório
É comum apresentar um pouco de edema nas primeiras semanas. Ocasionalmente, no pós-operatório, podem ocorrer manchas arroxeadas (equimose) que desaparecem entre 2 e 3 semanas. Também pode haver drenagem de pequena quantidade de secreção clara pela ferida cirúrgica, nos primeiros dias.
É recomendável no pós-operatório não se expor ao sol e dormir com a cabeceira da cama mais elevada (em torno de 30o). É adequado também utilizar gazes umedecidas com soro fisiológico frio nos olhos para auxiliar na redução do edema.
O resultado final do procedimento é avaliado após 6 meses de pós-operatório.