PROCEDIMENTOS
Cervicoplastia
(Plástica do Pescoço)

O que é ?
Consiste no procedimento com objetivo de melhorar o contorno mandibular e determinar uma transição adequada entre a face e o pescoço. Geralmente, são realizadas em pacientes após 30 anos de idade.
A extensão do tratamento dependerá das alterações encontradas e é fundamental definir se há excedente de pele, gordura superficial e profunda no pescoço, posição da musculatura anterior do pescoço e saliência de glândulas salivares maiores. Sendo assim, pode-se realizar desde lipoaspirações a cirurgias maiores de reposicionamento de tecidos, o que irá influenciar na extensão e posição das cicatrizes.
O procedimento dura aproximadamente de uma a três horas e é geralmente realizado com anestesia local e sedação ou geral. A permanência hospitalar após o procedimento nem sempre é necessária.
Cuidados Pós-operatório
O edema (inchaço) e equimoses (arroxeado) na região operada são normais e permanecem por uma ou duas semanas.
O paciente está apto a reassumir suas atividades usuais em uma ou duas semanas de pós-operatório. Nesse período inicial é interessante a alimentação por via oral com alimentos mais moles e pastosos. Nessas primeiras semanas de pós-operatório, é fundamental dormir com a cabeceira elevada 45 graus e com a cabeça reta. É proibido apoiar a região operada até a liberação médica. A atividade física mais intensa só deve reiniciar após 2 meses de cirurgia.
O resultado final de uma cervicoplastia é avaliado após um período de 6 meses da cirurgia.