PROCEDIMENTOS

Gluteoplastia

(cirurgia nos glúteos)

t

O que é ?

É o procedimento cirúrgico que busca modelar a região glútea, propiciando uma harmonia entre os flancos e os quadris, corrigindo assimetrias, hipotrofias, seqüela de acidentes e, principalmente, a perda de volume e flacidez glúteas que ocorrem com o avançar da idade.

O emprego de uma ou mais técnicas podem ser necessárias para produzir esse objetivo. Frequentemente, as pacientes são submetidas a lipoaspirações da vizinhança dos glúteos para equilibrar a região e para obtenção de tecido gorduroso para ser transferido para a região glútea.

O objetivo principal da cirurgia é produzir um volume local satisfatório com uma projeção posterior adequada e um contorno curvilíneo lateral.

Quando a paciente dispõe de gordura suficiente em outras áreas corporais e não há necessidade de aumento volumétrico importante, pode-se utilizar apenas de enxertia de gordura em plano do subcutâneo da região glútea.

Entretanto, quando a paciente é magra e/ou necessita de grandes preenchimentos glúteos, há necessidade de utilizarmos a inclusão de implante glúteo, que pode ser redondo ou oval (a indicação da forma e volume do implante dependerá da alterações verificadas no exame clínico e do desejo da paciente).

A cicatriz resultante do procedimento é posicionada no sulco interglúteo (sulco entre as nádegas).

Sua duração é entre aproximadamente duas a 4 horas e pode ser realizada com anestesia regional (raquianestesia) e sedação ou anestesia geral. Requer uma permanência na clínica de 6 a 12 horas.

r

Cuidados Pós-operatório

O uso pós-operatório regular de malha compressiva e talas durante um período de 60 a 90 dias é imperativo para obtenção do resultado desejado. 

As atividades habituais podem ser reiniciadas em torno de 2 semanas, já as de grande impacto (musculação, aeróbica, esportes, etc) estão indicadas após
60 dias.

É comum o edema (inchaço) nas primeiras semanas após a cirurgia, o qual geralmente é de moderada quantidade. Esse edema tem duração entre 3 a 6 meses de pós-operatório.

Ocasionalmente, no pós-operatório, podem ocorrer manchas arroxeadas (equimose) que desaparecem entre 2 e 3 semanas, bem como pode haver drenagem de pequena quantidade de secreção clara pela ferida cirúrgica nos primeiros dias.

O resultado final de uma gluteoplastia é avaliado após um período entre 6 e 12 meses da cirurgia.

× Como posso te ajudar?