PROCEDIMENTOS
Mentoplastia
(Plástica do Queixo)
O que é ?
Mento é sinônimo de “queixo”. Mentoplastia, portanto, é a plástica de harmonização dessa porção da face.
Extensão da maxila inferior, o queixo é um dos principais pontos de referência estética do rosto. O ideal é que ele forme um conjunto equilibrado com os elementos que o cercam, como nariz, pescoço e boca. A estrutura pode ser reduzida, aumentada, avançada ou recuada. Dependendo da necessidade, o cirurgião pode utilizar um implante ou realizar um reposicionamento ósseo do mento com auxílio de osteotomias e fixação rígidas (placas e parafusos).
O procedimento dura aproximadamente de duas a três horas e é geralmente realizado com anestesia geral. Ocasionalmente, utiliza-se anestesia local e sedação.
Cuidados Pós-operatório
A permanência hospitalar após o procedimento nem sempre é necessária.
O edema (inchaço) e equimoses (arroxeado) na região operada são normais e permanecem por uma ou duas semanas.
O paciente está apto a reassumir suas atividades usuais em uma ou duas semanas de pós-operatório. Nesse período inicial, é interessante a alimentação por via oral com alimentos mais moles e pastosos. Nessas primeiras semanas de pós-operatório, é fundamental dormir com a cabeceira elevada 45 graus e com a cabeça reta. É proibido apoiar o mento até a liberação médica. A atividade física mais intensa só deve reiniciar após 2 meses de cirurgia.
O resultado final de uma mentoplastia é avaliado após um período de 12 meses da cirurgia.