PROCEDIMENTOS
Otoplastia
(Plástica da orelha)
O que é ?
A cirurgia plástica da orelha, ou otoplastia, é um procedimento estético que altera o tamanho, posição ou a proporção das orelhas. Pode-se associar a outros procedimentos como o facelift, abdominoplastia, mamoplastia, implante de prótese mamária, entre outros.
Quando a considerar a cirurgia de orelha:
- Se você nasceu com orelhas excessivamente grandes ou pequenas;
- Se seus pavilhão auricular está desproporcional à sua cabeça ou estranhamente posicionado;
- Se seus ouvidos se destacam proeminentemente;
- Se você sofreu uma lesão que tem impactado negativamente a forma ou o posicionamento de seus ouvidos.
Cuidados Pós-operatório
Como quaisquer procedimentos cirúrgicos, deve ser realizado após criteriosa avaliação pré-operatória.
A cicatriz resultante do procedimento é posicionada no sulco retro-auricular (atrás das orelhas) quando do tratamento da orelha proeminente. Em casos mais complexos de redução do pavilhão auricular ou reconstrução do mesmo, as cicatrizes resultantes variaram com a técnica empregada.
O uso pós-operatório regular de malha compressiva durante um período de 20-30 dias é imperativo para obtenção do resultado desejado.
As atividades habituais podem ser reiniciadas em torno de 2 semanas. Já as de grande impacto (musculação, aeróbica, esportes, etc) estão indicadas após 60 dias.
É comum o edema moderado nas primeiras semanas após a cirurgia. Ocasionalmente, no pós-operatório, podem ocorrer manchas arroxeadas (equimose) que desaparecem entre 2 e 3 semanas, bem como pode haver drenagem de pequena quantidade de secreção clara pela ferida cirúrgica nos primeiros dias.
O resultado final da cirurgia é avaliado após um período entre 6 e 12 meses da cirurgia.