Entre todas as questões a serem trabalhadas pelo médico durante o pré-operatório, considero o controle da ansiedade do paciente como uma das mais importantes.

Claro que, em certa medida, é normal que a pessoa se sinta ansiosa antes de uma cirurgia plástica. Estamos falando de um um procedimento que mexe com o sonho e com a autoestima das pessoas –  impossível, portanto, que não traga as mais diversas emoções à tona.

Em excesso, no entanto, a ansiedade pode sabotar seriamente a operação e seus resultados. Em primeiro lugar, do ponto de vista físico. O sentimento, afinal, tem relação direta com a pressão arterial e com o ritmo dos batimentos cardíacos, elementos que, em desequilíbrio, elevam o risco cirúrgico, prejudicam a recuperação e até o processo de cicatrização.

A instabilidade emocional dos ansiosos também afeta suas expectativas em relação à plástica, bem como sua capacidade de lidar com possíveis frustrações, riscos e imprevistos inerentes à toda cirurgia.

Listei algumas dicas para ajudar os candidatos ao bisturi a lidar melhor com suas emoções. Veja só:

✔Seja claro e honesto com seu cirurgião sobre suas expectativas em relação ao procedimento que você pretende fazer. Todo bom profissional é franco com seus pacientes sobre a viabilidade de atendimento de seus desejos, e os avalia sob os crivos da clínica, da estética e do bom senso.
 
✔Pergunte sobre os riscos envolvidos na intervenção. Sim: toda operação envolve riscos e é importantíssimo conversar sobre eles.
 
✔Pratique exercícios (de preferência, com orientação de um profissional de educação física) até uma semana antes da operação. A atividade física é, sem dúvida, uma das melhores maneiras de liberar o estresse e conter a ansiedade.
 
✔Organize os compromissos e tarefas a serem cumpridos durante a sua ausência com máxima antecedência. Nas vésperas da cirurgia, concentre-se 100% em você.
 
✔Seja realista, mas não deixe que a negatividade tome conta dos seus pensamentos. É saudável imaginar que vai dar tudo certo. Aliás, lembre-se de que o médico só concordou em operar você justamente porque acredita no sucesso do procedimento!
 
✔Quebre a rotina com atividades prazerosas. Vale hobby, ida ao cinema, happy hour com os amigos, curtir momentos em família… O lazer é outra boa estratégia de alívio do estresse.
 
✔Fique atento à qualidade do seu sono. Noites mal dormidas contribuem para a elevação da taxa de cortisol, o hormônio do estresse e da ansiedade.
 
✔Procure acompanhamento psicológico. Converse com um profissional da área sobre suas demandas emocionais, sobretudo questões ligadas à autoestima.

× Como posso te ajudar?