Você tem uma certa flacidez no abdômen, isso te incomoda, mas ela não é tão grande assim. Até que você começa a se perguntar: será que é necessário realizar uma cirurgia plástica? Qual o tipo de cirurgia devo realizar? O procedimento é muito invasivo? Quando pacientes chegar no consultório com esses questionamentos, sempre gosto de começar explicando mais sobre a mini abdominoplastia.

Primeiro, acredito que você já deve ter ouvido falar da abdominoplastia. Essa é uma cirurgia que ameniza o excesso de pele na barriga, algo difícil de reverter apenas com exercícios físicos. Porém, temos essa outra alternativa que mencionei acima, uma alternativa que vale a pena conhecer.

Quer saber mais sobre ela? Leia este material que preparei falando um pouco mais sobre o procedimento!

O que é a mini abdominoplastia?

Começando pelo nome, já dá para perceber que a mini abdominoplastia é uma cirurgia menor do que a técnica tradicional. Nela, nós focamos somente na flacidez que fica abaixo do umbigo, acima da região íntima.

Geralmente, esse problema aparece após uma gravidez ou leve perda de peso, quando a paciente estava apenas com um pouco de sobrepeso. Assim, essa opção é para condições com níveis mais leves, não sendo uma opção após cirurgias bariátricas ou quando a flacidez é muito grande. Afinal, não mexemos em nada acima do umbigo.

Como é realizada essa cirurgia?

Assim como a abdominoplastia, o procedimento mini também deve ser realizado por um cirurgião plástico capacitado, reconhecido pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e com toda a segurança de um centro cirúrgico.

Durante o procedimento, a paciente é anestesiada com a técnica peridural ou raqui — que limita as sensações da parte inferior do corpo — com a associação de sedação ou anestesia geral.

Em seguida, o cirurgião realiza uma incisão na área pubiana, por onde irá retirar o excesso de pele. Em alguns casos, pode ser necessário fazer pequenas amarrações em músculos distendidos, mas nada muito abrangente.

A cicatriz, portanto, é menor que a da abdominoplastia tradicional. Em alguns casos, pode ser preciso colocar um dreno, a fim de eliminar os líquidos resultantes das alterações realizadas, mas nem sempre fazemos o uso dessa estratégia. 

Todo o procedimento costuma durar cerca de duas horas e a internação deve ser de, no mínimo, 12 horas, a fim de garantir a segurança e bem-estar. 

Posso associar com a lipo?

É bem difícil uma situação onde a flacidez não esteja acompanhada de um pouco de gordura localizada. Por isso, também é comum associar a mini abdominoplastia com a lipoaspiração. Dessa forma, é possível melhorar ainda o contorno corporal da paciente.

No entanto, preciso ressaltar que cada caso é um caso. Para algumas pessoas, posso não recomendar as duas cirurgias juntas, por motivos de condições de saúde.

Outro ponto importante é que nenhuma dessas cirurgias tem o objetivo de emagrecer. A paciente já precisa estar no peso ideal quando for ao centro cirúrgico.

Os cuidados com a mini abdominoplastia

Como todo procedimento cirúrgico, a mini abdominoplastia requer determinados cuidados pré e pós-cirúrgicos. Abaixo, cito alguns deles:

Pré-operatório mini abdominoplastia:

  • Realizar todos os exames prescritos pelo cirurgião plástico;
  • Conversar muito com ele e solucionar as dúvidas;
  • Chegar ao peso ideal;
  • Interromper o uso de anticoncepcional e outros medicamentos apontados pelo médico (pelo menos um mês antes);
  • Ter uma alimentação saudável;
  • Parar de fumar ao menos 4 semanas antes do procedimento;
  • Combinar com alguém para ser o seu acompanhante no hospital e nos primeiros dias em casa. 

Pós-operatório mini abdominoplastia

  • Manter os curativos limpos e secos;
  • Andar um pouco curvada;
  • Evitar esforços físicos por 30 dias;
  • Usar a cinta modeladora por dois meses; 
  • Não se expor ao sol;
  • Realizar sessões de drenagem após a liberação do médico;
  • Manter uma boa alimentação;
  • Tomar os medicamentos prescritos. 

Leia também: Abdominoplastia – cicatriz e recuperação

Os resultados

É normal ter um pouco de inchaço e hematomas após a mini abdominoplastia, mas, com os cuidados certos, o resultado pode ser visto a partir de quatro a seis meses.

No entanto, é importante prestar atenção se as suas cicatrizes ficarem vermelhas, com saída de secreção e se ainda você apresentar febre. Nesses casos, procure imediatamente o médico. 

Você tem alguma dúvida sobre a mini abdominoplastia?

Sei que quando o assunto é sobre procedimentos na região do abdômen, como a mini abdominoplastia, o que não faltam são dúvidas.

Então, estou à disposição para te ajudar e também desmistificar as crenças acerca desse procedimento. Você pode mandar a sua mensagem pelo nosso site, e começamos a nossa conversa quanto antes!

E se você quiser ficar por dentro de todas as novidades, aproveite para ter muita informação e conteúdo relevante através dos canais do Instagram e Facebook

Estou te esperando!

× Como posso te ajudar?