Ter algo no rosto que, esteticamente, incomoda, é uma situação que afeta muito a autoestima. Grande parte das pessoas não gosta do formato do nariz, do tamanho ou algum outro detalhe. A boa notícia é que existem várias técnicas que podem resolver esse problema, através da rinoplastia.

Você já ouviu falar sobre essa cirurgia? Ela tem o objetivo de tornar o nariz mais harmônico com a face, isso acaba melhorando a forma que a pessoa se enxerga e consegue aliviar os incômodos mais comuns que os pacientes têm nessa área do rosto.

Porém, esse é um procedimento que exige cuidado, pois lida com uma região sensível e muito aparente. Portanto, é importante escolher um cirurgião plástico capacitado e solucionar, antes de realizar o procedimento, todas as dúvidas com ele.

Para te ajudar, preparei este material com as informações mais importantes sobre a técnica de rinoplastia. Venha conferir!

Leia também: Rinoplastia em BH — saiba onde realizar

Para quais casos a rinoplastia é indicada?

A rinoplastia consegue abranger diversas condições que afetam o nariz, tanto esteticamente, quanto no âmbito funcional. Por exemplo:

  • Diminuir a largura das narinas;
  • Deixar mais delicado o ossinho do dorso;
  • Levantar a ponta ou diminuí-la;
  • Para quem tem o nariz muito pequeno, tornar o formato mais adequado com a estrutura da face;
  • Corrigir o desvio de septo e outros problemas que entortam o nariz e pioram a respiração. 

Claro que cada caso deve ser tratado com o cirurgião, a fim de entender se a rinoplastia é realmente recomendada para você e qual a melhor técnica a ser utilizada no procedimento. A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), da qual sou membro, ressalta essa dica de conversar muito com o cirurgião e entender os detalhes. 

Como a cirurgia é feita?

Após entender o que é a rinoplastia, vou te explicar como esse procedimento é realizado. 

Primeiro, vale lembrar que o paciente precisa:

  • Fazer os exames pré-operatórios;
  • Manter uma boa alimentação;
  • Interromper o uso de determinados medicamentos (como os anticoncepcionais, que aumentam os riscos de trombose);
  • Parar de fumar pelo menos quatro semanas antes da cirurgia.

A partir disso, com toda a segurança, é hora de ir ao centro cirúrgico. A anestesia costuma ser geral. Porém, em algumas situações, os especialistas podem optar pela local com sedação. 

Em seguida são feitas as incisões e as táticas previamente combinadas, como lixar ou fraturar um pouco dos ossos, além de adicionar cartilagem em certas áreas. Tudo irá depender do caso do paciente e a duração é de cerca de três a seis horas

Leia também: Respondendo 5 dúvidas sobre a anestesia geral

Técnicas da rinoplastia

Existem duas técnicas de rinoplastia. São elas:

  • Aberta: a incisão é realizada entre as narinas, no que chamamos de “columela”. Assim, o médico levanta esse tecido para ter uma melhor visão da área que será operada;
  • Fechada: os cortes são feitos na parte interna das narinas e, por proporcionar menores condições de manejo, essa técnica costuma ser utilizada para casos mais simples. 

A recuperação

Para um pós-operatório seguro e tranquilo, é preciso ter alguns cuidados após a cirurgia de rinoplastia. Abaixo, segue uma lista dos principais:

  1. Dormir de barriga para cima, com a cabeça elevada;
  2. Não se expor ao sol;
  3. Trocar os curativos, conforme a indicação médica;
  4. Não assoar o nariz;
  5. No primeiro mês, evitar o uso de óculos, que podem machucar a área operada;
  6. Usar os medicamentos prescritos;
  7. Evitar esportes que podem machucar o nariz por cerca de três meses;
  8. Limpar as narinas com a solução indicada;
  9. Não abaixar a cabeça nas primeiras duas semanas;
  10. Fazer repouso de, pelo menos, três dias. 

Algumas outras precauções podem ser adicionadas a essa lista, dependendo das suas condições de saúde.

Lembre-se de realizá-las e, com isso, as chances de um bom resultado são maiores, além de preservar o seu bem-estar. 

Porém, saiba que é normal ter inchaço e hematomas no rosto. Com o passar do tempo, esses sinais vão amenizando e a aparência final costuma ser vista em até um ano

Vamos conversar mais sobre o que é rinoplastia?

Você quer conversar mais sobre rinoplastia? Saber todos os detalhes sobre essa cirurgia? Eu te convido a vir falar comigo.

Entre em contato pelo meu site, assim consigo solucionar todas as suas dúvidas. Assim, você poderá ter mais certeza de que quer se submeter ou não ao procedimento!

Se você gostou de saber um pouco mais sobre esse procedimento, fiquei ligado nas nossas mídias sociais. Estamos sempre com conteúdo sobre técnicas, procedimentos e inovações referentes a cirurgias plásticas.

Facebook

Instagram

× Como posso te ajudar?