Algumas substâncias encontradas em certos alimentos ajudam a reconstruir o tecido lesionado durante uma cirurgia. Mas em contrapartida, há itens que devem ser totalmente evitados, e quem está no topo dessa lista é o camarão: ele modifica os níveis de algumas proteínas no organismo, levando a um estado inflamatório.
 
O que acontece exatamente é que, após um corte, há uma inflamação normal, que sinaliza para o corpo que está na hora de cicatrizar. Mas a situação complica quando existe um estado inflamatório preestabelecido.
 
E em um quadro de inflamação exacerbada, o grande perigo não chega a ser o rompimento do tecido que está formando a cicatriz, mas sim de uma supercicatrização, aumentando o risco de desenvolver queloide.
 
Mas o camarão não é o único patrocinador de inflamações. Confira a lista de alimentos que devem ser evitados após uma cirurgia: 
 
– Salgadinhos, sorvetes, biscoitos, congelados, carnes vermelhas, embutidos e todos os alimentos ricos em gorduras trans.
 
– Carne de porco: ela também inflama a cútis, o que pode elevar além da conta a produção de colágeno e gerar uma supercicatrização – o queloide.
 
– Soja: as isoflavonas da leguminosa estimulam a liberação de substâncias do corpo que rendem mais e mais inflamação na ferida.
 
– Pimenta: ela tem capsaicina, substância que é ótima para as artérias, mas um tanto quanto agressiva para a pele. Melhor aposentar por um tempo.
 

× Como posso te ajudar?