A preocupação com a aparência do nariz é algo extremamente comum, e não poderia ser diferente. Afinal, ele ocupa uma posição central no rosto, sendo um ponto natural de destaque e atração.
E não são apenas as mulheres que desejam tornar suas medidas mais proporcionais! Os homens também procuram muito pelo procedimento, embora sejam bem mais cautelosos por medo de o nariz ficar delicado demais.
Respeitando as características masculinas e femininas, a rinoplastia pode ser um sucesso em ambos os gêneros, realçando a beleza e mantendo a harmonia de cada rosto.
Porém, para atingir esse resultado, algumas diferenças precisam ser levadas em conta pelo cirurgião:
 
1 – Estruturas nasais
Esta é uma das primeiras observações a serem feitas pelo médico. Além das estruturas nasais diferenciadas, a espessura da pele e as cartilagens são diferentes entre homens e mulheres.
Em geral, os homens têm uma pele mais grossa, sendo preciso empurrá-la para frente para conseguirmos mais definição – especialmente na ponta. Já nas mulheres, a pele é mais fina, o que possibilita obter narizes muito mais delicados.
 
2 – Ângulos específicos
Em ambos os casos, deve haver proporções adequadas entre a ponta nasal, a região frontal e o queixo.
Para isso, a cirurgia em homens demanda que o ângulo entre o nariz e o lábio superior não ultrapasse os 95 graus. Já em mulheres, esta medida deve ficar entre 95 e 105 graus.
Em relação à amplitude do ângulo que se forma entre a região frontal e o início do dorso do nariz (ângulo nasofrontal), o ideal é que seja de 120 graus nas mulheres e 115 graus nos homens.
Além disso, o perfil do nariz do homem deve mostrar traços mais retos. Pode até haver uma discreta elevação do dorso, o que dá um tom de naturalidade. Mas o nariz masculino não pode formar uma “rampa”, já que essa é uma característica que confere feminilidade à face.
Já no perfil feminino, a preferência é por um dorso um pouco mais baixo e uma ponta que tenha uma “quebra”, ficando um pouquinho mais alta que ele. Essa característica traz sofisticação e elegância ao nariz feminino.
Ainda há a relação entre a ponta nasal e o queixo, a qual não possui variações importantes entre mulher e homem. Mas vale salientar que um rosto feminino tem o queixo menos protuberante que o rosto masculino.
 
3 – Recuperação e resultado final
O inchaço na região normalmente dura mais entre os homens do que entre as mulheres. Isso se dá por conta da pele mais grossa do público masculino.
Em relação ao resultado final, a rinoplastia feminina busca um nariz delicado e com traços arredondados, que dão mais harmonia à face. Portanto, demanda técnicas mais apuradas, como um maior cuidado na colocação dos enxertos.
Já com os homens é o contrário. Para manter as características masculinas no nariz, como traços retos, marcantes e mais robustos, as modificações feitas devem ser mais discretas.
Apesar de essas considerações serem relevantes, é durante a avaliação que você, juntamente com o cirurgião plástico, irá determinar as mudanças estéticas que irá realizar na área. Afinal, cada pessoa possui suas próprias particularidades e expectativas.
Existem mulheres que desejam poucas mudanças, bem como homens que desejam muitas mudanças. O importante é entender o que o paciente realmente deseja e poder opinar se será possível ou não realizar tal desejo.

× Como posso te ajudar?