No meu consultório, ele é uma queixa frequente: são muitas as pessoas que se incomodam com o famoso “nariz de batata”. Isso porque, em alguns casos, essa estrutura nasal pode tirar a harmonia da face e interferir esteticamente na projeção do nariz.
 
As características marcantes desse formato são alargamento lateral e baixa projeção. Ou seja: o meio do nariz é mais achatado, as asas são largas e a ponta costuma ser bem arredondada e baixa.
 
Caso esses traços incomodem, a rinoplastia pode resolver a questão por meio de várias técnicas, que variam entre incisões nas narinas para diminuir a extensão da base do nariz e enxertos de cartilagem na ponta, que podem deixá-lo mais fino e projetado. A abordagem a ser adotada pelo cirurgião depende da extensão das alterações desejadas.
 
A cirurgia
 
Geralmente, o foco do procedimento é alterar tanto a largura quanto a altura desse nariz. Dessa forma, ele ficará mais fino e projetado para a frente.
 
Para elevar o dorso, o médico realiza alguns enxertos inserindo cartilagem no centro do nariz até a sua ponta, fazendo com que ele fique com um formato mais reto até a extremidade. No caso das mulheres, pode ser interessante deixar essa parte levemente curvada, o arrebitando.
 
Após isso, é feita uma pequena incisão na parte em que as narinas tocam o rosto. Pode ser necessário cortar um pouco das asas do nariz, que são as partes arredondadas que ficam abertas. Então, o médico as posiciona e costura em uma posição mais estreita. Dessa maneira, a base não fica tão larga.
 
A sutura fica rente a pele do rosto, sendo bastante discreta. Em relação à anestesia, o cirurgião pode optar pela geral ou local com sedação, sendo a geral a mais usada por proteger as vias aéreas contra a aspiração de sangue para os pulmões. O tempo de operação varia entre duas e três horas, dependendo de cada caso. 
 
Recuperação
 
A rinoplastia é conhecida por ter uma recuperação lenta, mas os resultados costumam ser muito satisfatórios. Nos primeiros meses já é possível ver as mudanças, mas o resultado definitivo pode demorar até dois anos, devido à cicatrização que varia de paciente para paciente. 
 
Como essa é uma das regiões do corpo com maior tendência ao inchaço, é fundamental seguir estritamente as recomendações médicas, como evitar alimentos quentes e dar preferência aos gelados, usar a tala no período indicado pelo médico, dormir com o rosto para cima e usar soro fisiológico para limpar as narinas.
 
O esforço deve ser evitado nos primeiros dias, mas é possível retomar as atividades gradualmente, sempre sob a orientação do médico.
 
Lembrando que essas são recomendações gerais. Os detalhes variam de acordo com cada caso, já que a cirurgia plástica é algo extremamente pessoal. Já pensou em agendar uma consulta de avaliação? É só ligar para (31) 3500-4202. 
 

× Como posso te ajudar?