Ela modela o corpo e realça ainda mais a beleza feminina. Falo da tão desejada cintura fina, que nunca sai de moda e é unanimidade entre as mulheres.
Existem técnicas seguras para este fim e elas têm se desenvolvido cada vez mais. As melhores opções são a laserlipólise, a vibrolipoaspiração e a lipomioescultura, três tipos de lipoescultura que trazem resultados satisfatórios com muita segurança.
Laserlipólise
Esta técnica utiliza a energia luminosa de uma fibra óptica para “derreter” e romper os lóbulos de gordura, sem afetar outros tipos de células na pele ou outras estruturas.
Ela é indicada para pequenas quantidades de gordura e pode reduzir até oito centímetros na cintura. Geralmente, os resultados aparecem após dois ou três meses do procedimento. Para um efeito ainda melhor, pode-se realizar uma leve aspiração após o uso do laser, com resultados imediatos e ainda melhores após três ou quatro meses.
É um procedimento minimamente invasivo e com muito pouco sangramento, uma vez que o laser promove a coagulação dos pequenos vasos na região. Ela também é menos dolorosa e a recuperação é mais rápida e tranquila.
Vibrolipoaspiração
No caso da vibrolipo, um aparelho gera um movimento de vaivém extremamente rápido nas cânulas (tubos utilizados para a retirada de gordura). Essa vibração aumenta a efetividade do método e diminui os traumas nos tecidos lipoaspirados.
Ela é uma cirurgia plástica indicada para pacientes que estejam no peso ideal ou com um leve sobrepeso e gorduras localizadas. E essa gordura removida pode ser preparada, inclusive, para enxertos em áreas específicas, como mama, rosto e glúteos.
Como são injetados soro fisiológico e adrenalina antes da cânula ser introduzida, a perda sanguínea também é bastante reduzida. O período de recuperação é de cinco a 14 dias, e o uso de cinta compressiva deve ser feito durante 30 a 45 dias. Sessões de drenagem linfática também são recomendadas.
Lipomioescultura
Esse conceito segue a orientação das fibras musculares de cada região aspirada. Ao contrário do método convencional, em que são realizados movimentos aleatórios com a cânula para aspiração da gordura.
Os movimentos obedecem um trajeto pré-estabelecido e resultam em um contorno mais definido e com menor risco de irregularidades, além de manter a maior integridade das fibras colágenas, prevenindo a flacidez.
O pós-operatório também é menos dolorido, mais tranquilo e com menos inchaço e hematomas. Ela também é preferencialmente indicada para pacientes com peso relativamente normal e com pele de boa elasticidade.
O resultado final pode ser apreciado após a acomodação total dos tecidos e a reabsorção total do inchaço, o que geralmente ocorrem depois de 3 a 6 meses.
Responsabilidade
Os resultados são excelentes, mas só podem ser garantidos quando a cirurgia é feita com quem entende do assunto.
Diminuir demais o percentual de gordura na região, sem fortalecer a musculatura, pode afetar a postura da coluna gerando um resultado desproporcional e afetando o eixo de equilíbrio do corpo.
A medida certa para cada um é o respeito pela genética e pela proporcionalidade natural do corpo.
Comentários