A perfiloplastia é o emprego de duas técnicas para harmonizar a proporção entre o nariz e o queixo: a rinoplastia e a mentoplastia.

Muitas vezes o paciente acredita que tem um nariz “grande” quando, na verdade, é o queixo da pessoa que é mais retraído ou muito pequeno para as proporções da sua face.

O objetivo da perfiloplastia é justamente resolver essas questões, proporcionando simetria e harmonização.

Ela pode ser simples ou complexa, dependendo do grau da desproporção. No caso da rinoplastia, é importante ressaltar que, nem sempre, ela exerce uma função redutora.

Em alguns casos, é necessário apenas alterar a forma da ponta e do dorso do nariz, ou diminuir o tamanho das narinas, refinar a ponta, entre outras técnicas.

Já a mentoplastia permite a redução ou aumento do queixo e/ou dos ângulos mandibulares, alterando a estrutura subjacente do rosto por meio da inclusão de uma prótese de silicone ou pelo avanço do osso, proporcionando melhor equilíbrio às características faciais.

E como a face é uma estrutura que deve ser trabalhada em conjunto, alguns procedimentos como preenchimentos também podem ser integrados ao tratamento para que o resultado fique totalmente uniforme e, de fato, harmonioso.

Pré-operatório

O pré-operatório requer alguns exames clínicos e laboratoriais e cuidados como:

  • fazer jejum antes da cirurgia
  • não ingerir bebidas alcoólicas nos dias que antecedem o procedimento
  • parar de fumar pelo menos um mês antes
  • evitar alguns tipos de medicamentos
  • comunicar qualquer tipo de anormalidade ao médico

O procedimento

A perfiloplastia pode ser realizada a partir de 18 anos de idade, e o procedimento varia bastante de caso para caso. Há pacientes que precisam mexer mais no queixo, outros no nariz, outros já não precisam dos preenchimentos… Como cada rosto tem proporções e medidas únicas, há muitas variáveis. Entre elas, a área da testa, o nariz, o queixo, as maçãs do rosto e, em geral, as facções mais relevantes que a face tem.

O procedimento dura, em média, 5 horas, e a anestesia é local ou geral, mais uma vez dependendo do caso.

Quando realizada em ambiente apropriado, com toda a estrutura necessária, e com um cirurgião experiente, os riscos são mínimos e comuns a qualquer intervenção cirúrgica.

A perfiloplastia só não é indicada para pessoas que apresentam doenças crônicas não estabilizadas ou problemas referentes a anestesia.

Pós-operatório

Geralmente, o período de hospitalização é de 24 horas e o pós-operatório demanda cuidados como curativos, tamponamento nasal e placa protetora em rinoplastia e medicação, se necessário, com analgésico ou anti-inflamatório.

É preciso ficar de repouso durante a primeira semana e há revisões após alguns dias, semanas e meses depois do procedimento. A periodicidade varia.

A recuperação completa acontece entre 10 dias e seis meses depois da cirurgia e é proibida a prática de esportes no primeiro mês.

Resultados

Os resultados do procedimento podem ser observados após algumas semanas, mas levam até seis meses para se manifestarem completamente. Uma vez que as incisões são feitas internamente, as cicatrizes dessas cirurgias não são visíveis.
Gostou? Quer saber se a perfiloplastia é indicada para o seu caso? Agende uma consulta!

× Como posso te ajudar?