Uma dúvida frequente entre pacientes que se submeterão a cirurgias estéticas é saber se terão ou não que perder peso antes do procedimento.
E a resposta é… depende. Não existe nenhum protocolo oficial definindo um peso x para que cada pessoa se submeta a uma plástica. Mas há um consenso entre nós, cirurgiões: quanto mais próximo do peso ideal, melhor será o resultado da cirurgia e menores serão os riscos de complicações durante o procedimento.
Este é um dos fatores cruciais para a segurança e sucesso de qualquer procedimento cirúrgico, uma vez que o sobrepeso e a obesidade aumentam o risco de complicações e elevam as chances de problemas cardíacos, sangramentos e até trombose.
Em relação ao resultado, o excesso de tecido adiposo traz alguns obstáculos para as técnicas. Por isso, ele também pode ficar comprometido.
“Como é possível saber qual é o meu peso ideal, doutor?”
Descobrindo o seu índice de massa corporal na medida internacional que indica se o peso de cada pessoa está de acordo para a sua faixa etária e altura. É o famoso IMC – Um IMC desejável é inferior a 24,99.
O cálculo é o seguinte: Peso ÷ altura x altura. O peso deve ser calculado em quilogramas e a altura em centímetros. Exemplo: se uma pessoa pesa 60 kg e mede 1,65, a conta fica assim:
IMC = 60 ÷ (1,65 x 1,65)
IMC = 60 ÷ 2,7225
IMC = 22,03
Para uma pessoa de 60 kg e 1,65 de altura, o IMC de 22,03 indica peso saudável, como você confere na tabela abaixo.

Embora o IMC seja um ponto de partida para determinar a viabilidade da cirurgia, é importante saber que ele é apenas um dos fatores considerados pelo cirurgião.
Também é preciso levar em conta indicadores como pressão arterial, idade, sexo, biotipo, estrutura óssea, nível de atividade física e até taxa de glicose no sangue e valores de colesterol.
Todas essas informações são cruciais para a análise dos riscos apresentados por um paciente. É essa avaliação integral das condições de saúde que define se a pessoa é ou não uma boa candidata à cirurgia plástica, tanto em relação à segurança quanto às chances de obter resultados satisfatórios.
Lembrando que manter a estabilidade do peso também é fundamental após o procedimento!
Variações significativas podem prejudicar os resultados levando à flacidez ou ao alargamento das cicatrizes, o que vai deixá-las mais evidentes. Por isso, nós recomendamos que a pessoa já esteja com o peso adequado antes do processo.

× Como posso te ajudar?