A lipoaspiração sempre foi uma das cirurgias plásticas mais realizadas, divulgadas e desejadas. Afinal de contas, quem não quer ter um corpo mais modelado?
E para alcançar esse objetivo, a vibrolipo pode ser uma boa opção. A técnica elimina a gordura por meio da aplicação de soro fisiológico, adrenalina e anestésico local no tecido adiposo, e é realizada com a introdução de cânulas finas (tubos utilizados para a retirada de gordura) que vibram.
Os tubos são submetidos a movimentos vibratórios por meio de outros aparelhos acoplados nas cânulas. E é essa vibração que facilita a penetração na gordura com movimentos mais sutis e delicados.
Por isso, é menos invasiva e permite que a recuperação do paciente seja mais rápida e tranquila. Como atinge um número menor de vasos sanguíneos, a vibrolipo produz menos sequelas que a lipoaspiração convencional, como marcas roxas e a perda de sangue durante a cirurgia.
O procedimento é indicado para pacientes que estejam em seu peso ideal, tenham pele firme, bom tônus muscular e boa consistência do tecido celular subcutâneo, condições que são atestadas pelo cirurgião em uma avaliação.
Pode ser realizado em qualquer área do corpo, mas retira, no máximo, apenas 5% do peso corporal. Ou seja: o objetivo é a modelagem, não o emagrecimento.
A duração da cirurgia depende da quantidade de gordura que será aspirada. Normalmente, dura entre duas e três horas. A anestesia pode ser local ou peridural, ambas com sedação.
O tempo de recuperação também depende das regiões e do volume lipoaspirado, mas geralmente é de cinco a 14 dias.
Quem passa pelo procedimento deve usar cinta elástica compressora durante, pelo menos, 60 dias, além de fazer sessões de drenagem linfática, cumprir o tempo de repouso indicado e evitar a exposição solar também por dois meses.
Além disso, são prescritos analgésicos e anti-inflamatórios, que garantem mais conforto no pós-cirúrgico, e até anticoagulantes, que previnem uma possível trombose. O resultado final pode levar até seis meses para aparecer definitivamente.
Lembrando que, independentemente do tipo de lipoaspiração, o fator mais importante para o sucesso e segurança de qualquer procedimento continua sendo a habilidade do cirurgião plástico e a estrutura do local onde a cirurgia é realizada.

× Como posso te ajudar?