É fato que a cirurgia plástica pode realizar sonhos e transformar pessoas. E essa é a parte mais encantadora dessa especialidade!
Porém, como as possibilidades são muitas, é imprescindível entender o que cada cirurgia faz e, principalmente, o que cada uma NÃO faz.
Assim, fica muito mais fácil saber qual procedimento pode oferecer o melhor resultado para o que você deseja mudar.
Por isso, a conversa entre cirurgião e paciente é uma das partes mais importantes e delicadas de qualquer cirurgia. Ela precisa ser franca, clara e sincera para entendermos o que a pessoa realmente quer e o que nós podemos fazer para realizar cada sonho.
Para ajudar nessa missão, hoje eu vim falar sobre as reais indicações e contraindicações das plásticas mais populares e realizadas aqui no Brasil. Entenda:
 
Lipoaspiração
Como eu já disse por aqui, a lipo não é feita para emagrecer. Ela é indicada apenas para quem não está acima do peso, mas sofre com a gordura localizada que pode incomodar em várias partes do corpo.
Sendo assim, é contraindicada para quem está obeso e planeja emagrecer com a cirurgia. Isso é tão sério que as normas mundialmente estabelecidas permitem a retirada de apenas 5 a 10% do total de gordura do organismo. Mais do que isso é estritamente proibido.
 
Mamoplastia de aumento (implante de silicone)
Muita gente não sabe que o implante de silicone não levanta nem aproxima os seios. O silicone permite apenas aumentar o volume. Para levantar e juntar, portanto, o implante deve ser combinado com outra técnica.
 
Mastopexia ou lifting de mama
Esta sim é a solução para quem deseja reposicionar as mamas. A mastopexia dá nova forma ao busto e é ideal para mulheres com os seios flácidos ou que apresentam muito tecido mamário.
Mas, sozinha, ela não aumenta o volume. Por isso, na maioria das vezes, é associada a uma mamoplastia de aumento (ou de redução, se for o caso).
 
Abdominoplastia
A abdominoplastia é indicada aquelas pessoas que, mesmo com o peso normal, não apresentam um abdômen liso e tonificado. Por isso, é muito realizada em mulheres que deram à luz e não recuperaram a forma pré-gravidez e em pessoas que perderam muito peso e querem eliminar a flacidez e as estrias.
Assim como a lipoaspiração, ela é totalmente contraindicada para quem ainda precisa emagrecer.
 
Blefaroplastia
Ao contrário do que muita gente pensa, a cirurgia das pálpebras não é um procedimento rejuvenescedor. Essa confusão acontece porque ela é indicada para quem tem muita flacidez em torno dos olhos, um problema que vai além da estética já que pode causar até dificuldade para enxergar.
Dessa forma, o procedimento consiste na remoção da gordura e na costura do músculo para que ele fique mais firme.
 
Lifting facial
Se o objetivo for rejuvenescer, o lifting facial é a melhor indicação. Ele diminui rugas e flacidez e é indicado para quem quer corrigir sinais de envelhecimento no rosto e no pescoço, sendo muito procurado por pessoas acima de 40 anos que apresentam perda do contorno e do volume facial que se acentuam com o passar dos anos.
Mas, é contraindicado para quem deseja mudar a aparência do rosto. Ele é feito, estritamente, para rejuvenescer a face.
Deu para entender exatamente o que cada procedimento pode fazer? Caso tenha dúvidas em relação a alguma cirurgia que não consta nesta lista, mande a pergunta nos comentários! Será um prazer responder você.

× Como posso te ajudar?