Muita gente tem medo de fazer uma cirurgia plástica no rosto por imaginar que o processo de recuperação e de pós-operatório seja mais complicado do que realmente é.
E eu entendo esse receio. Afinal, há mesmo uma série de cuidados que devem ser seguidos à risca para que tudo dê certo. Mas não é nada assim tão complicado quanto possa parecer.
Em geral, é normal que haja inchaço e algumas manchas roxas, chamadas equimoses, após qualquer procedimento realizado nessa área – especialmente na região da mandíbula e ao redor dos olhos e orelhas.
E isso pode causar uma leve distorção na aparência da face, além de uma sensação de rigidez no local, graças à grande vascularização da região. Tudo isso é totalmente normal e esperado.
Sendo assim, colocamos, delicadamente, uma bandagem em torno do rosto para minimizar esse inchaço e os hematomas. Também pode-se usar, temporariamente, um dreno para resolver qualquer excesso de sangue e fluido no local.
A partir daí, o cuidado passa a ser do paciente.
Cuidados especiais para cirurgias na face
Logo no pós-operatório, é normal que haja uma sensação de cansaço, especialmente devido aos medicamentos usados na anestesia. Portanto, o primeiro cuidado que o paciente deve ter é descansar adequadamente e se alimentar bem.
É importante permanecer em repouso absoluto por sete dias e manter a cabeça sempre elevada. Nessa primeira semana, a aplicação de compressas geladas no rosto e nos olhos pode ajudar a acelerar o processo de reabsorção da maioria do inchaço, que normalmente persiste durante duas ou três semanas.
Outra coisa que não pode faltar é a proteção contra os raios solares. Esse cuidado é fundamental para maximizar a qualidade das cicatrizes, acelerar a reabsorção do inchaço e evitar manchas na pele. Portanto, a utilização de filtro solar, chapéu, óculos de sol e lenços deve ser rotineira durante os primeiros meses.
O uso de hidratante só é permitido após sete dias. Maquiagem, só depois de duas semanas, quando normalmente os pontos são removidos. Em caso de blefaroplastia, os pontos das pálpebras são retirados antes disso, geralmente após 3 ou 5 dias.
Mas atenção: é importante ressaltar que a retirada dos curativos e dos pontos não significa que a cirurgia chegou ao seu resultado final. Por dentro, os tecidos ainda precisam se acomodar e cicatrização interna leva um tempo a mais para ocorrer.
Inclusive, alguns médicos podem sugerir a realização de fisioterapia ou algum tipo de tratamento estético para acelerar a cicatrização dos tecidos.
Na maioria dos pacientes, esse processo leva de três a seis meses para se completar. Portanto, a apreciação do contorno final e do resultado da cirurgia só é possível após este período.
Lembrando que essas são recomendações gerais. Cada procedimento demanda certos cuidados mais específicos, assim como o caso pessoal de cada paciente. Portanto, se a realização de uma cirurgia plástica no rosto estiver nos seus planos, certifique-se de esclarecer todos os detalhes com o seu cirurgião.
Comentários