Contraindicações para realizar a rinoplastia: quais são?
 
Muitas pessoas se interessam por fazer uma rinoplastia, mas não sabem quais são as contraindicações que impedem o procedimento. Mas assim como toda cirurgia, a rinoplastia exige critérios relacionados à saúde e ao psicológico do paciente para considerá-lo ou não apto para a operação. 
 
Em primeiro lugar, são avaliados os critérios de condição psicológica por meio de questionamentos como:
 
– As expectativas do paciente são compatíveis com os resultados possíveis da cirurgia?
– O paciente tem uma vontade genuína de passar pelo procedimento ou decidiu recorrer ao método para agradar outras pessoas?
– Todas as etapas e implicações da rinoplastia foram totalmente compreendidas pelo paciente, de forma que ele esteja munido de informação para decidir fazê-la? 
 
Estas questões devem ser tratadas com transparência e esclarecimento logo nos primeiros contatos com o paciente. Elas são essenciais para avaliar se ele está, de fato, consciente da decisão que está tomando.
 
Existem também os critérios relacionados às condições de saúde e para isso são feitos exames clínicos. Eles identificam se o organismo do paciente está preparado para passar pelo procedimento.
 
Sendo assim, algumas doenças crônicas ou graves impedem a realização da rinoplastia, pois podem levar a um agravamento da cirurgia ou do pós-operatório. São elas:
 
– Problemas cardíacos;
– Doenças infecciosas;
– Diabetes e hipertensão arterial não controlada;
– Problemas de coagulação sanguínea. 
 
Alguns períodos pelos quais o corpo passa também podem ser impeditivos. Alguns exemplos:
 
– Neoplasias em tratamento;
– Período de recuperação de uma doença grave;
– No caso de mulheres, o período de amamentação.
 
Além disso, a rinoplastia é contraindicada para pacientes entre 15 e 17 anos, e que devido à idade não têm o total desenvolvimento nasal. Pessoas com doenças ativas de pele também estão no grupo das contraindicações, já que a cirurgia pode ter o resultado comprometido em decorrência dessa condição. 
 
Com diálogo e exames adequados, a rinoplastia é feita de forma segura, garantindo resultados mais satisfatórios e um pós-operatório com tranquilidade.
 
Tem interesse em realizar uma rinoplastia, mas está com dúvidas sobre as contraindicações? Conte comigo!

× Como posso te ajudar?