Uma das dúvidas mais comuns no consultório é sobre o tempo de espera para retomar a prática de esportes depois da rinoplastia. Então, vamos lá:
Primeiramente, é preciso entender que o período de repouso e as orientações para cumpri-lo devem ser seguidas à risca. Quando isso é feito, o paciente evita riscos que podem por em risco a sua saúde e o resultado da cirurgia.
No caso da rinoplastia, o retorno ao trabalho pode acontecer em uma semana após a cirurgia. Já atividades de alto impacto e que demandam muito esforço físico precisam ser adiadas por um tempo maior para que não haja prejuízos ao paciente.
Nas três primeiras semanas após o procedimento, é importante que a pessoa seja examinada com frequência. Assim, o médico responsável terá uma visão completa do quadro de recuperação para evitar efeitos indesejados e poderá indicar qual atividade física a pessoa pode fazer nesse período.
Mas, é preciso entender que as rinoplastias secundárias, aquelas que usam a cartilagem de costela, precisam de um tempo de repouso maior. Isso se deve aos incômodos que o paciente pode ter com os movimentos de rotação do tórax.  
Dependendo do esporte, a frequência cardíaca pode aumentar muito e, com isso, causar um sangramento nasal, especialmente se os cornetos forem operados.  Antes da rinoplastia, essas carnes esponjosas do nariz têm seus vasos sanguíneos obstruídos propositalmente por meio de cauterização para evitar sangramentos durante o procedimento.
O retorno às atividades físicas só deve ocorrer com a liberação do médico.  Todo esse cuidado tem como objetivo a total recuperação do paciente. A retomada da prática esportiva deve ser gradual e, de preferência, com o acompanhamento de um profissional de educação física.
Marque uma consulta para conversarmos sobre a sua rinoplastia! Espero por você!

× Como posso te ajudar?