Uma das principais preocupações de que quem quer fazer uma cirurgia plástica é com o período pós-operatório. Os cuidados mantidos nas semanas posteriores ao procedimento são cruciais para atingir o resultado esperado. Quando a cirurgia é na face, surgem dúvidas ainda mais específicas, já que se trata de uma região tão delicada.
No entanto, o pós-operatório de uma cirurgia plástica facial não é tão diferente das corporais. Basta apenas observar alguns cuidados específicos e se lembrar, sempre, de que inchaços e hematomas são normais. Eles são resultado do aumento da vascularização na região e vão desaparecer com o tempo.
Para ajudar nesse processo, o paciente pode aplicar compressas frias, mas sempre com muito cuidado e sem exageros. Nada de colocar gelo diretamente sobre a pele ou por muitos minutos seguidos.
Outra recomendação importantíssima é fazer o repouso adequado: evite esforço físico e permaneça com a cabeça elevada, inclusive na hora de dormir. Para ficar mais confortável, utilize dois travesseiros nas costas ou um triângulo de espuma. Entretanto, repouso em excesso também pode ser prejudicial, então o paciente pode fazer caminhadas leves pela casa.
Durante cerca de três meses a exposição à luz solar deve ser evitada ou feita com muita cautela. Essa medida é fundamental para diminuição do inchaço, para evitar a formação de manchas na pele e para garantir uma boa cicatrização. Filtro solar, óculos de sol e chapéu são importantes na hora de sair de casa.
Quem tem costume de usar cremes e maquiagem cotidianamente deve interromper esse hábito por uma semana ou duas após a cirurgia. Essa recomendação pode variar de acordo com o procedimento e produto utilizado, então, não deixe de fazer todas as perguntas para o cirurgião.
Outro aspecto importantíssimo para um bom pós-operatório facial é comparecer às consultas de retorno: é nesse momento que o médico vai checar como está sua cicatrização para ter certeza que está tudo correndo como planejado.
Retirar os pontos não significa voltar à vida normal
Ao retirar os pontos, o paciente já nota melhora significativa nos hematomas e inchaços, com uma boa estética facial. Quer dizer que já pode voltar às suas atividades cotidianas?
Ainda não! Embora por fora o processo de cicatrização pareça ter chegado ao fim, os tecidos internos ainda estão se regenerando e isso pode levar até seis meses em alguns procedimentos faciais.
Por isso, é necessário ter muita atenção, principalmente nesse período em que é fácil se esquecer que fez uma cirurgia plástica no rosto. Ouça sempre seu médico e, na dúvida, pergunte a respeito de quais atividades estão liberadas, principalmente a prática de esportes.
Essas são recomendações mais gerais a respeito do grande leque de cirurgias plásticas faciais da atualidade, e elas podem variar de acordo com o procedimento e o quadro clínico do paciente. Se tiver alguma dúvida mais específica, pode deixar nos comentários ou entrar em contato comigo. Terei o maior prazer em ajudar.
Comentários