Ao traçar uma linha no centro do nosso corpo, veremos que um lado não é igual ao outro. Com as mamas não é diferente e isso é o que chamamos de assimetria mamária. É uma condição normal e, na maioria dos casos, essa diferença é imperceptível.
No entanto, algumas mulheres possuem alterações mais acentuadas, que ficam visíveis no biquíni, sutiã ou até mesmo sob a roupa. Nessas pacientes, a diferença entre os seios pode incomodar bastante, impactando a autoestima e a vida sexual.
Você sente esse incômodo com a diferença de tamanho entre os seus seios? Continue lendo este material que preparei para verificar as formas de correção do problema.
Procedimentos que tratam a assimetria mamária
Existem várias cirurgias plásticas nas mamas que ajudam a igualar o volume entre os seios, diminuindo a assimetria e, consequentemente, os desconfortos estéticos. Confira quais são esses procedimentos.
Mamoplastia de aumento
A primeira operação que vou citar é a clássica inserção de silicone, chamada, tecnicamente, de “mamoplastia de aumento”. Em uma primeira situação, podemos colocar próteses de tamanhos diferentes, o que também ajuda no aumento do volume de ambos os seios e definição dos formatos, caso seja o desejo da paciente.
Em outra situação, usamos implantes de tamanhos iguais, mas, na mama que é maior, retiramos um pouco de tecido mamário, diminuindo-a e igualando, ao máximo, ambos os lados.
Mastopexia para quem não quer silicone
Algumas mulheres não querem colocar silicone e a boa notícia é que, para essas condições, também existe um procedimento, que é a mastopexia. O primeiro objetivo dela é tratar a flacidez dos seios, retirando o excesso de pele.
Dessa forma, podemos remodelar os formatos das mamas, deixando elas mais elevadas e com tamanhos parecidos. Todavia, vale saber que esse procedimento é mais complexo e deixa cicatrizes maiores do que as da mamoplastia de aumento.
Mamoplastia de redução para assimetria mamária
Como o próprio nome diz, ao contrário da cirurgia que coloca silicone nos seios, a mamoplastia de redução visa diminuir o tamanho das mamas. Ela é indicada para as mulheres que possuem um grande volume nessa área, o que pode gerar dores nas costas, nos ombros e, é claro, os incômodos estéticos.
Com a retirada do tecido mamário para diminuir o tamanho, também é possível deixar as duas mamas mais simétricas, corrigindo as diferenças intensas.
Lipoenxertia mamária
Uma outra opção para corrigir a assimetria mamária é a lipoenxertia. Funciona assim: o cirurgião realiza uma lipoaspiração no abdômen ou outras áreas que possuem gordura localizada.
Depois, essa gordura é tratada e inserida nos seios, como uma forma de aumentá-los e também melhorar o formato. Com essa tática, é possível deixá-los mais parecidos. No entanto, caso a paciente engorde ou emagreça, os volumes se modificam. Assim, o resultado não é fixo por um longo prazo.
Reposicionamento areolar
Por fim, um dos procedimento que também indico às minhas pacientes é o reposicionamento areolar. Nele, posso diminuir o tamanho dos seios e colocar as aréolas em posições que fazem as mamas ter um aspecto simétrico. Esta tática está indicada para aquelas pacientes e a única diferença entre as mamas é a posição das aréolas, sendo que elas não possuem o desejo de mudança no volume e formato dos seios.
Qual tratamento escolher para assimetria mamária?
Como você percebeu, não existe um procedimento padrão para correção da assimetria mamária. São vários! O que eu faço como cirurgião plástico é analisar, de acordo com as características e desejo da paciente, quais técnicas podem ser utilizadas para atingir os resultados mais adequados e duradouros.
Todavia, como falei no início deste material, o corpo humano não é simétrico e isso vale para todos os rostos e organismos que consideramos belos. O que buscamos com esses procedimentos que citei é equilíbrio e harmonia, não a inalcançável perfeição.
Aliás, isso vale para qualquer cirurgia plástica! O objetivo nunca deve ser atingir algo impossível, mas, sim, aprimorar as características que você já tem para se sentir mais confortável em sua própria pele.
Portanto, venha fazer uma avaliação individual comigo. Você pode marcar uma consulta pelo meu site. Estou te esperando!
Comentários