O facelift é, sem dúvidas, o procedimento mais interessante para pessoas que têm flacidez facial e querem rejuvenescer a aparência do rosto. Entretanto, para que os resultados sejam satisfatórios e duradouros, os cuidados com a pele são fundamentais.
Afinal, o facelift é capaz de deixar o rosto mais jovem ao remover o excesso de pele que causa rugas e tira a definição do contorno facial. Porém, esse procedimento não estaciona o processo de envelhecimento. Manter a pele saudável é a melhor medida para desfrutar dos resultados da sua cirurgia por muitos anos!
Os cuidados com a pele logo após o facelift
Nos primeiros dias do seu pós-operatório, os cuidados com a pele devem ser voltados para minimizar o inchaço e os hematomas. Para isso, é importante manter a cabeça elevada, inclusive na hora de dormir. Compressas frias também são importantes, mas não coloque pedras de gelo diretamente na pele, ok?
A sensibilidade da pele realmente estará maior depois da sua cirurgia, principalmente perto das incisões. Entretanto, lavar o rosto é importantíssimo, porque bactérias podem se acumular e causar infecções sem a higienização adequada.
Por isso, lave o rosto cuidadosamente com uma gaze ou algodão com sabonete indicado pelo médico. Depois, hidrate a pele com um creme indicado para o rosto e que tenha sido liberado pelo cirurgião ou indicado por dermatologista. Essa medida é uma grande aliada para tornar as cicatrizes ainda mais discretas.
A pele do rosto precisa ser protegida do sol
Se mesmo quem não passou por um facelift precisa usar protetor solar para evitar não só os sinais do envelhecimento, como também o câncer de pele, pessoas que passaram por esse procedimento devem redobrar os cuidados.
Nas primeiras semanas após o facelift, é muito importante não se expor ao sol. Esse cuidado é fundamental para ter uma boa cicatrização e evitar manchas, então ande na sombra, use protetor solar, chapéu e óculos de sol, se necessário.
Após o período pós-operatório, o protetor solar deve continuar sendo utilizado, mesmo quando você não estiver ao ar livre. Afinal, queremos que os resultados da sua cirurgia durem o máximo possível!
Maquiagem depois do facelift
Uma semana depois do procedimento você já poderá utilizar batom ou rímel, mas produtos como base e corretivo ainda precisarão esperar pelo menos duas a três semanas, dependendo da recuperação da pele.
Nesse período, muitas mulheres se sentem tentadas a esconder os hematomas com maquiagem, mas lembre-se que tampar os poros não é uma boa ideia.
Para quem está acostumada a usar maquiagem completa todos os dias, pode ser um desafio ficar tanto tempo com a pele descoberta. Porém, esse sacrifício é importante para que você possa desfrutar dos melhores resultados, mais tarde.
Cuidados com a pele: de dentro pra fora!
A saúde da pele sem dúvidas costuma refletir, também, a saúde da pessoa de maneira geral. Por isso, manter uma alimentação saudável e beber bastante água são medidas importantíssimas tanto para quem acabou de realizar a cirurgia quanto para quem já se recuperou e quer desfrutar dos seus resultados por muito tempo.
No pós-operatório, a água é uma aliada contra a constipação e ajuda a melhorar a elasticidade da pele. Passado esse período, ela é fundamental para prevenir a formação de novas rugas e deixar a pele preenchida e cheia de viço.
Se necessário, alie outros tratamentos
Depois que a sua pele se recuperar do facelift (o que costuma levar aproximadamente três meses) pode ser muito interessante aliar outros tipos de procedimentos minimamente invasivos para potencializar o resultado da sua cirurgia.
Preenchimentos com ácido hialurônico e botox podem tornar o rosto ainda mais harmonioso, enquanto tratamentos faciais deixam a pele saudável, prevenindo o envelhecimento e o surgimento de novas rugas.
Entretanto, lembre-se de sempre informar o profissional que for cuidar da sua pele a respeito do seu facelift, principalmente se o procedimento tiver sido realizado recentemente.
Algumas pessoas pensam que após o facelift não é mais necessário investir em cuidados com a pele, mas isso é um equívoco! O processo de envelhecimento continua, então, manter a pele do rosto saudável é fundamental.
Comentários