A mastopexia é uma das cirurgias plásticas mais procuradas por ser capaz de levantar os seios que ficaram flácidos, devolvendo a autoconfiança feminina na hora de usar determinados tipos de roupa e em momentos íntimos.
Neste procedimento, removemos o excesso de pele que está causando a ptose (caimento), e reposicionamos os tecidos mamários, inclusive a aréola. Se necessário, removemos também parte do tecido mamário.
A mastopexia pode ter ou não inclusão de implantes de silicone, e essa escolha dependerá de uma conversa muito franca entre a paciente e o cirurgião, na qual serão abordadas questões sobre tamanho e forma que a paciente tem como expectativa.
Depois, vamos fazer uma avaliação física detalhada para definir o grau de flacidez da mama, características da pele e composição do tecido mamário. Essas avaliações definirão o caminho ideal a ser seguido.
Assim como em outros procedimentos, na mastopexia, os cuidados antes e depois da cirurgia fazem toda a diferença para que a paciente tenha os melhores resultados. O ideal é que a paciente esteja nas melhores condições de saúde possíveis, antes da mastopexia, sempre com todos os exames solicitados em dia, e que siga todas as recomendações do médico no pós-operatório.
Cuidados pré-operatórios da mastopexia
Antes de fazer uma mastopexia, é necessário realizar uma série de exames que têm como objetivo avaliar a saúde geral da paciente. Eles são complementares à anamnese, conversa com a paciente que nos permite entender bem como está o seu estado de saúde.
Antes de realizar uma mastopexia e qualquer outra cirurgia plástica que ofereça riscos de trombose, se for uma recomendação do cirurgião é importante interromper o uso de anticoncepcionais e outros tipos de medicamentos. Também é necessário parar de fumar pelo menos um mês antes da cirurgia.
Além disso, também oriento minhas pacientes a respeito do tempo de jejum antes da cirurgia, e recomendo remover piercing, anéis, brincos e o esmalte antes de ser operada.
Cuidados pós-operatórios da mastopexia
Com a mastopexia realizada, é hora de iniciar os cuidados pós-operatórios para ajudar no processo de cicatrização interna e externa, prevenindo complicações e buscando os melhores resultados.
O período de internação para esse tipo de cirurgia costuma ser de 12h e, se estiver tudo certo, a paciente tem alta e prossegue com a recuperação em casa. Nesse primeiro momento, ela precisará de ajuda para tomar banho e realizar outras atividades já que não pode fazer movimentos amplos com os braços.
Durante as duas primeiras semanas, é recomendado que a paciente faça repouso, evitando esforços. Porém, o repouso não deve ser absoluto: faça pequenas caminhadas pela casa e evite só ficar deitada.
Além disso, após a cirurgia de mastopexia, será necessário utilizar um sutiã cirúrgico por pelo menos dois meses. Durante 14 dias, não é recomendado fazer movimentos bruscos com os braços, pegar peso, deitar de lado ou de bruços ou elevar os braços acima da linha dos ombros. Entende por que você precisará de ajuda nesse período? Nada de pegar coisas no alto, prender ou lavar o cabelo sozinha ou carregar uma bolsa pesada (acima de 3kg).
Outra medida importante é evitar exposição ao sol por pelo menos três meses, já que os raios solares podem prejudicar a cicatrização. Quem já está acostumado a praticar atividade física precisa ter paciência, já que exercícios leves só são permitidos a partir da quarta semana após o procedimento. Outras atividades vão sendo liberadas aos poucos, de acordo com a progressão da cicatrização.
E, por fim, tenha paciência, já que o resultado final costuma ser notado de três a seis meses depois da cirurgia!
Você tem alguma dúvida sobre os cuidados depois da mastopexia? Se sim, pode deixar num comentário aqui embaixo!
Comentários