A rinoplastia é uma das cirurgias mais procuradas por pessoas de todo o mundo e, tanto os pacientes quanto os cirurgiões, estão sempre em busca de técnicas cada vez mais avançadas e menos traumáticas para a região. A rinoplastia ultrassônica é uma delas!
Nessa técnica, utilizamos ferramentas específicas para remodelar os ossos nasais em um formato de nariz mais delicado, substituindo instrumentos utilizados na rinoplastia tradicional, que fazem uma espécie de raspagem do osso. Na prática, isso significa menos trauma para o corpo e um retorno mais rápido para as atividades cotidianas. 
Na rinoplastia tradicional fechada, podemos utilizar um martelo para quebrar o osso do nariz com a pressão de um martelo pequeno e um instrumento chamado escopro. A partir daí, o cirurgião se guia pelo som, tato e o conhecimento das estruturas nasais para manipular os tecidos e garantir os melhores resultados. 

Como a rinoplastia ultrassônica é feita

Para realizar uma rinoplastia ultrassônica, é necessário utilizar a técnica aberta para termos uma melhor visualização do osso nasal. Primeiro, fazemos uma incisão na columela, logo abaixo da ponta do nariz, para levantá-lo por meio de incisões na cartilagem. Isso permite levantar a aba, expondo toda a estrutura nasal a ser manipulada.
Com um dispositivo ultrassônico que possui diferentes ponteiras, conseguimos raspar, remodelar e suavizar o osso nasal com o máximo de precisão, diminuindo o trauma nos tecidos próximos. 
Depois que terminarmos de remodelar o nariz, retornamos os tecidos moles para o lugar e iniciamos o trabalho de sutura, que é sempre feito com pontos discretos e firmes. 

Vantagens e desvantagens da rinoplastia ultrassônica

A principal vantagem da rinoplastia ultrassônica é, sem dúvidas, não precisar quebrar o osso nasal, uma parte da cirurgia tradicional que desperta muita ansiedade nas pacientes. 
Como consequência, as cartilagens, mucosas e vasos sanguíneos dessa região são preservados, o que ajuda a diminuir o tempo de recuperação e o desconforto. Os hematomas faciais típicos dessa cirurgia costumam ser bem mais suaves numa rinoplastia ultrassônica. 
A desvantagem é justamente a necessidade de expor todo o osso nasal, o que acaba sendo mais invasivo em comparação com uma rinoplastia fechada ou de preservação, por exemplo.
Esse tipo de procedimento é indicado para diminuir a largura da pirâmide nasal, tornando o nariz mais fino, ou na diminuição da projeção do nariz. Ou seja, não é indicado para todas as pacientes que estão interessadas numa rinoplastia, e somente uma avaliação com o médico poderá dizer qual a melhor técnica em cada caso.
Espero que você tenha gostado de conhecer mais essa possibilidade em cirurgia plástica. Se você quiser marcar uma consulta de avaliação para melhorar a estética do seu nariz, entre em contato com a minha equipe. Será um prazer te atender! 
 

× Como posso te ajudar?