O inchaço é algo para se esperar depois da grande maioria das cirurgias plásticas. No caso da rinoplastia, o inchaço pode demorar até um ano para desaparecer completamente, o que, numa região tão pequena e delicada do rosto, faz muita diferença para que os resultados finais apareçam.
Na verdade, existem dois tipos diferentes de inchaço depois da rinoplastia. O primeiro é imediato e pode acompanhar a formação de equimoses (arroxeados), devido ao trauma cirúrgico.
Naturalmente, a técnica empregada na cirurgia vai influenciar no grau desse tipo de inchaço, mas, geralmente, está relacionada ao fato de que precisamos descolar a pele da cartilagem e osso subjacentes.
O segundo tipo de inchaço acontece devido à retenção de líquido sob a pele, que é controlada pela capacidade de retenção e eliminação de fluidos do corpo e a ação da gravidade. Por isso, esse tipo de inchaço pode demorar muitos meses até desaparecer completamente, especialmente da ponta do nariz, cujos tecidos são mais densos.
Nesse caso, quanto mais grossa é a pele do paciente, maior costuma ser o grau de inchaço, motivo pelo qual avaliamos a espessura desse tecido antes de realizar a cirurgia. Em alguns casos, podemos utilizar isotretinoína para afinar a pele e obter resultados mais refinados e rápidos.
O que esperar do inchaço depois da rinoplastia
Gosto de comparar o nariz a uma cadeira coberta por um tecido. Se troco a cadeira por outra de formato diferente, a aparência do tecido também irá mudar. É isso que acontece durante uma rinoplastia.
Entretanto, a aparência dessa estrutura será diferente se usarmos um lençol ou edredom. Com o lençol, o formato da cadeira é muito mais evidente do que com o edredom. Nesta analogia, o edredom representa o nariz inchado depois de uma rinoplastia.
Naturalmente, nos primeiros meses depois do procedimento, o nariz pode parecer maior e mais largo e a ponta, em específico, pode parecer arrebitada demais. Lentamente, o inchaço irá diminuir e os resultados se tornarão mais visíveis.
Vale ressaltar, também, que o inchaço demora vários dias depois da cirurgia para atingir o seu nível máximo, então é normal que o nariz esteja mais inchado cinco dias após o procedimento do que no dia seguinte.
O inchaço também pode afetar o rosto como um todo, especialmente os olhos, bochechas e o lábio superior nas primeiras duas semanas depois da cirurgia, mas, nessas regiões, ele costuma diminuir rapidamente.
Como diminuir o inchaço depois da rinoplastia
Apesar de inevitável, o inchaço depois da rinoplastia pode ser diminuído com algumas medidas simples, como manter a cabeça elevada e usar gelo na região.
O paciente deve ficar com a cabeça levantada, inclusive, na hora de dormir, deitando-se encostada ou quase sentada. Compressas frias podem ser utilizadas para reduzir o desconforto, especialmente nas primeiras 48h após o procedimento, mas com muito cuidado:
O gelo não deve ser aplicado diretamente na pele de maneira alguma e as compressas não podem ser utilizadas por mais de 15 minutos por vez. As suturas devem ser evitadas no processo e a paciente precisa ter muito cuidado para não mover placas, splints ou curativos.
A dieta também vai ter um papel importante na redução do inchaço, por isso recomendo evitar alimentos ultraprocessados, frituras e açúcar refinado, que contribuem para a retenção de líquido.
E, por fim, é importantíssimo conversar com o médico e, caso você desconfie que o grau de inchaço está maior do que o que seria adequado para o seu estágio de recuperação, passar por uma avaliação.
Se você quer saber mais detalhes sobre a rinoplastia, conheça o meu dossiê sobre o assunto!
Comentários