A mamoplastia de aumento é uma das cirurgias mais realizadas no Brasil e no mundo. Para muitas mulheres, ter os seios maiores oferece uma melhora significativa na autoestima, fazendo com que se sintam mais femininas e autoconfiantes.
Embora, atualmente, a tendência seja de utilizarmos próteses menores e, muitas vezes, de formato mais natural ou anatômico, os cuidados depois da mamoplastia de aumento continuam fundamentais para obter resultados esteticamente harmoniosos e duradouros.
Por esse motivo, hoje quero compartilhar com vocês cinco dicas importantíssimas para o seu período pós-operatório da mamoplastia de aumento. Afinal, mesmo com a melhor técnica cirúrgica, próteses e internação hospitalar, os cuidados do paciente podem fazer toda a diferença nos resultados da cirurgia.
Vamos lá?
Use o sutiã cirúrgico da maneira correta
Logo após a mamoplastia, a paciente será orientada a utilizar o sutiã cirúrgico o tempo todo, por pelo menos trinta dias. Durante esse período, ela só pode tirar esse acessório para tomar banho.
O sutiã mantém as próteses no lugar, protege as suturas, ajuda a diminuir o inchaço e ainda permite que os músculos se adaptem à nova posição dos tecidos. Ele é o grande aliado da saúde e estética dos seios depois da mamoplastia de aumento.
Entretanto, o sutiã a ser utilizado deverá ser indicado pelo cirurgião. Além disso, é importante comprar duas peças, para que você possa lavar uma delas enquanto usa a outra.
Outra questão importante é adquirir o sutiã no tamanho adequado. O sutiã não precisa ser muito apertado. Deve ser apenas justo o suficiente para sustentar a mama sem comprimi-la excessivamente, o que prejudicaria a circulação sanguínea, dificultando a cicatrização e retardando o alívio do edema.
Vale ressaltar, também, que nos casos em que a faixa elástica precisa ser utilizada, ela não deve ser deixada de lado.
Respeite o tempo de recuperação para voltar às atividades
Sempre comento a respeito dessa recomendação por aqui, porque muitas pacientes superestimam o período pós-operatório e pensam que, como estão bem e sem dor, podem retomar algumas atividades. Elas dirigem o carro, carregam bolsas pesadas, cozinham para a família ou pegam objetos no alto.
Na dúvida, o ideal é sempre perguntar ao cirurgião ou, então, observar a amplitude de movimento necessária para cada atividade. Além disso, não tem problema carregar a própria bolsa, mas ela não pode pesar mais do que 3kg.
Não conte com a sorte! Se a recomendação é de não fazer determinada atividade, escute o médico para ter os melhores resultados e evitar, até mesmo, alguma intercorrência pós-cirúrgica.
Hidrate a pele dos seios
Durante a mamoplastia de aumento, vamos explorar a capacidade elástica da pele. Geralmente, esse órgão consegue expandir bastante, acomodando bem as mamas, especialmente quando a paciente já cuida bem da pele e ainda tem uma boa produção de colágeno.
Entretanto, para prevenir o desenvolvimento de estrias ou evitar que a pele fique fina demais, é fundamental hidratar bastante a região. O óleo indicado pelo médico pode ser utilizado diversas vezes por dia, mas tenha atenção para evitar fazer uso de cremes ou óleos que não sejam hipoalergênicos.
Afinal, queremos evitar ao máximo irritação perto do local das incisões.
Não limite demais os seus movimentos
Na contramão da paciente que se move demais depois da mamoplastia, temos aquela que fica com muito medo de tensionar as suturas ou causar alguma intercorrência. E acaba travando os braços na lateral do tronco.
Não mover os braços de jeito nenhum é tão prejudicial quanto se mexer demais. Afinal, travar a região axilar pode atrasar um pouco o retorno venoso e linfático da mama, o que impede a diminuição do inchaço após a cirurgia. Isso acaba tornando o pós-operatório mais longo e desconfortável do que precisa ser.
Além disso, privar demais o movimento dos ombros até o primeiro retorno médico pode confundir a percepção da dor na região, depois da cirurgia. Vale ressaltar que, atualmente, já contamos com a técnica fast track recovery, por exemplo, que envolve a realização de amplos movimentos depois da cirurgia.
Vale abrir os braços por até 15º lateralmente e utilizá-los como apoio para sentar e deitar. Assim, você evita desequilíbrios que podem desencadear movimentos bruscos potencialmente prejudiciais.
Durma na posição correta
Quem fez mamoplastia precisa dormir de barriga para cima. Recomendo, inclusive, que a paciente inicie esse ritual antes mesmo da cirurgia, para não sofrer tanto para cair no sono nos primeiros dias do pós-operatório.
Outra dica importante é usar travesseiros como obstáculos na cama, impedindo a si mesma de virar de lado durante o sono. Isso porque a posição lateral, no período de recuperação, pode ocasionar o deslocamento da prótese antes de estar fixada no local adequado.
Mesmo que a prótese não se desloque, existem chances de ter sangramentos ou dor por dormir na posição inadequada. Então, adapte a sua cama e a sua mentalidade para se proteger no pós-operatório.
Bom, encerro por aqui as dicas de hoje. Espero que possam te ajudar na sua mamoplastia de aumento e que contribuam para que a cirurgia te traga ainda mais autoestima e autoconfiança!
Se você quer saber mais sobre silicone e as tendências para a mamoplastia de aumento, confira esse post do blog. Até a próxima!
Comentários