A maioria dos pacientes de cirurgia plástica busca resultados que pareçam naturais, especialmente quando o procedimento é feito no rosto. Quando o foco é o nariz, o objetivo costuma ser melhorar a aparência dessa região, tornando-a mais harmônica com a face do paciente, e não deixar óbvio que uma cirurgia foi realizada.
A diferença entre esses dois resultados pode ser tênue e depende de muitos fatores, como cirurgias anteriores, técnica escolhida, habilidade e experiência do cirurgião e até mesmo os cuidados pós-operatórios.
De todo modo, a principal maneira de ter um nariz natural após a rinoplastia é passar por um procedimento que seja adequado para cada caso específico. Isso significa que não vamos buscar um tipo de nariz ou técnica específica, mas sim personalizar todo o processo em relação ao paciente. Afinal, o que é natural em determinado rosto pode não ser em outro.
EXPERIÊNCIA DO CIRURGIÃO FAZ TODA A DIFERENÇA
Nos últimos vinte anos, me especializei em cirurgias faciais como a rinoplastia e, sem dúvidas, quanto mais realizamos esse tipo de procedimento, mais fácil se torna planejar e executar resultados naturais.
A experiência faz com que o médico se torne cada vez mais familiar com a anatomia do nariz, o que é fundamental na rinoplastia e ajuda muito na hora de decidir qual a melhor técnica em cada tipo de nariz de acordo com o resultado desejado.
PEQUENAS INTERVENÇÕES PODEM SER MAIS INTERESSANTES
Pessoas com o nariz grande e um desvio que o deixa torto podem se beneficiar, por exemplo, de uma correção exclusiva no alinhamento do nariz, mantendo as proporções do órgão.
Isso mesmo! Uma rinoplastia natural nem sempre significa ter um nariz pequeno e delicado. Se o rosto da pessoa é longo e proporcional a um nariz grande, não faz sentido diminuir seu tamanho (ou, pelo menos, diminuir muito).
Podemos realizar intervenções mínimas e delicadas para atingir resultados naturais e que combinem com o rosto da pessoa, preservando, inclusive, aquelas características que são típicas da sua etnia ou linhagem familiar.
Naturalmente, essas são sugestões que vão depender do desejo da paciente.
ELEMENTOS CLÍNICOS DE UM NARIZ COM APARÊNCIA NATURAL
Na hora de decidir as intervenções que vão alterar a aparência do nariz de forma natural, levamos em conta as dimensões faciais, como o comprimento e largura do rosto. Isso é importante porque o tamanho do seu nariz, sozinho, não é importante, mas sim a relação dele com o restante do rosto.
Idealmente, o nariz deve ocupar o terço médio do rosto em relação ao comprimento do rosto, e a porção do meio se a largura for dividida em cinco seções. Essas são diretrizes amplas que usamos como guia inicial, mas para ter os resultados mais naturais podemos tanto segui-las quanto ignorá-las, de acordo com cada caso.
Outros aspectos importantes são o ângulo da ponte do nariz, a distância entre o nariz e o lábio, a projeção e rotação da ponta nasal… tudo isso importa.
OS CUIDADOS DO PACIENTE PARA OS MELHORES RESULTADOS
Os cuidados no pré e pós-operatório também são fundamentais para que os resultados da sua rinoplastia sejam satisfatórios e naturais. Quanto melhor o processo de cicatrização, melhores e mais refinados serão os resultados. Então não deixe de seguir as orientações do cirurgião!
Vale lembrar, também, que evitar pancadas e colisões no nariz nos primeiros meses após o procedimento é fundamental porque evita a realização de uma rinoplastia secundária. Geralmente, esse procedimento é mais desafiador e nem sempre será possível ter resultados tão naturais quando numa rinoplastia primária
TAGS
CIRURGIA PLÁSTICA, NARIZ, NARIZ COM APARÊNCIA NATURAL, RINOPLASTIA
Comentários