A rinoplastia é uma cirurgia que, além de mudar muito a aparência do nariz e do rosto de uma pessoa, pode ter um papel funcional muito interessante. Isso porque o procedimento pode ser utilizado para reparar um desvio de septo que causa dificuldades de respiração, especialmente durante o tempo seco que estamos vivendo agora.
Trata-se de quando o septo, estrutura que divide verticalmente as cavidades nasais, não é totalmente reto, o que leva à obstrução total ou parcial de um ou dois lados da narina. Esse desvio pode ser classificado em graus 1, 2 e 3, sendo que este último quase sempre tem indicação de cirurgia para sua correção.
Quem sofre com esse problema, geralmente tem sensação de nariz entupido constantemente e pode ter sinusite, rinite e alergias com mais frequência, além de problemas para dormir.
Nesse sentido, quando a rinoplastia é combinada à correção do desvio de septo, o procedimento oferece tanto os benefícios estéticos quanto funcionais, melhorando a respiração do paciente e a aparência do nariz.
Essa é a cirurgia ideal para quem passou por algum trauma que alterou a aparência do nariz e o alinhamento do septo e também para aqueles com desvio de septo que querem alterar, de alguma forma, a aparência dessa parte do rosto.
MELHORIAS NA RESPIRAÇÃO E DRENAGEM DO NARIZ
Uma rinoplastia associada à septoplastia traz muitos benefícios ao melhorar a respiração e drenagem do nariz. Muitas pessoas até se surpreendem com os efeitos positivos do procedimento, já que não imaginavam o quanto a má respiração estava impactando a sua qualidade de vida. Ela chega a interferir até mesmo na qualidade do sono, podendo levar a apnéia (quando a pessoa pára de respirar durante o sono).
Além disso, depois de passar por uma rinosseptoplastia, é comum que o paciente tenha menos problemas como sinusite e outras infecções. Afinal, o nariz também funciona como um filtro de ar quente e frio, uma parte importante do processo respiratório que ajuda a prevenir a proliferação de microorganismos nas vias respiratórias.
MENORES RISCOS CIRÚRGICOS PARA QUEM QUER MUDAR A APARÊNCIA DO NARIZ
Para quem tem desvio de septo e sonha em transformar a aparência do nariz e tem vontade de fazer uma rinoplastia, pode valer muito a pena associar os dois procedimentos.
Como toda cirurgia possui riscos, realizar só um procedimento é uma maneira de reduzir as chances de complicações em relação a dois procedimentos separados. Além disso, o paciente irá passar por somente um período de recuperação, o que significa menos desconforto.
Outra vantagem é que os custos do procedimento também são reduzidos quando a pessoa faz uma só cirurgia ao invés de duas. Afinal, o cirurgião só irá operar uma vez, bem como o agendamento com anestesista e outros membros da equipe.
A sala de cirurgia e o período de internação (que costuma durar menos do que 24h) também serão únicos, o que pode fazer com que os custos sejam significativamente menores do que na realização de duas cirurgias separadas.
Vale ressaltar, entretanto, que se o paciente não quiser alterar a aparência do nariz e somente corrigir o desvio de septo, a rinoplastia não é indicada. Nesse caso, o procedimento correto é uma septoplastia, que vai alterar somente a estrutura do septo, sem qualquer modificação na estética do nariz.
Comentários