O envelhecimento é, sem dúvidas, um dos processos fisiológicos mais estudados. Se anteriormente o passar dos anos era sinônimo de reclusão e recolhimento, hoje as pessoas querem chegar à velhice com a autoestima em dia e muita saúde, dispostos a vivenciar diversos tipos de experiência.
Justamente por isso, cada vez mais as pessoas estão se perguntando porque o envelhecimento é mais notável em determinadas partes do corpo, e como desacelerar esse processo. A verdade é que não é somente a pele que envelhece, causando rugas e linhas de expressão: os ossos, músculos e órgãos também sofrem com o tempo, passando por mudanças expressivas. O envelhecimento é, portanto, um processo complexo!
Onde o envelhecimento é mais expressivo e notável
Conhecer as partes do corpo visíveis que costumam mais revelar a idade de uma pessoa é o primeiro passo para desacelerar o envelhecimento. Assim, você pode dedicar atenção especial para essas regiões na intenção de prevenir e tratar a ação do tempo.
A campeã de envelhecimento é, sem dúvida, a pele das mãos. Afinal, elas estão expostas a todas as circunstâncias e dificilmente são protegidas do sol com um bom bloqueador solar.
Idealmente, quanto mais cedo iniciar uma rotina de cuidado e hidratação da pele, menores as chances de desenvolver rugas e manchas nessa região. Para isso, é importante usar protetor solar nas costas das mãos e usar um creme hidratante pelo menos uma vez por dia.
Em segundo lugar, fica o rosto. Como a pele tende a ficar mais fina, menos elástica e mais seca com o tempo, a exposição à luz solar só intensifica esse processo, deixando-a ainda mais áspera e manchada.
Tudo isso acontece porque a produção de colágeno e elastina caem significativamente com a idade. A camada adiposa sob a pele também se afina, deixando-a mais vulnerável e causando flacidez, o que contribui para o desenvolvimento de rugas profundas e perda do volume da face. Até mesmo o tecido ósseo da região diminui com o tempo.
O pescoço também é uma das primeiras partes do corpo a envelhecer porque tem a pele muito fina naturalmente, fazendo com que o processo de envelhecimento a fragilize ainda mais.
Ou seja, os lugares do corpo que envelhecem mais são aqueles que têm a pele mais fina e mais exposta: rosto, pescoço e mãos.
Facelift e lifting cervical são aliados do envelhecimento com autoestima
Para ajudar no tratamento dessas regiões depois que o processo de envelhecimento já deixou marcas, um facelift, que pode ou não ser associado a um lifting cervical, é uma excelente medida para remover o excesso de pele e reorganizar a arquitetura do rosto e do pescoço.
Muitas pacientes aparentam ter até dez anos a menos depois desse tipo de procedimento, o que possibilita continuar o processo de envelhecimento com mais autoestima.
Além disso, preenchimentos ou volumização podem ser necessárias, com substância do próprio corpo, como a gordura, ou substâncias externas, como ácido hialurônico e hidroxiapatita, o que depende muito de uma avaliação precisa para definir junto com o paciente quais são os objetivos do paciente.
Nada disso anula, é claro, os cuidados necessários com a pele do rosto e do pescoço: muita hidratação e filtro solar, sempre!
Comentários