As cirurgias plásticas, sejam elas reparadoras ou estéticas, têm aumentado cada vez mais não só no Brasil, mas no mundo todo, resultado do desejo das pessoas de se sentirem melhor com sua aparência, de ter mais autoestima.

Lipoaspiração, redução/aumento de mamas, abdominoplastia e cirurgias no rosto são as principais correções que os pacientes nos solicitam. Obviamente, como estamos falando de procedimentos cirúrgicos como quaisquer outros, existe sim, o risco de intercorrências.

Intercorrências Cirúrgicas

Sabemos que toda e qualquer cirurgia traz algum tipo de risco, além de ser um tratamento médico e não um produto que se compra em uma loja, por exemplo. Nosso papel é reduzir as possíveis complicações por meio de uma avaliação prévia detalhada, conversas e orientações.

Vale ressaltar que nós, médicos certificados e experientes, que trabalhamos em hospitais e clínicas credenciadas, estamos preparados para enfrentar diversas situações, como:

  • Anestesia: embora seja raro de acontecer, toda anestesia pode causar complicações alérgicas.
  • Infecções: apesar de o risco variar entre 3% e 10%, alguns fatores, como obesidade, tabagismo e contaminação do local operado, por exemplo, contribuem para que o paciente se infecte.
  • Hematomas ou seromas: podem acontecer sangramentos ou acúmulo de líquido durante o procedimento, formando hematomas ou seromas, que devem ser drenados.
  • Trombose: considerado um dos riscos mais graves, apesar de incomum, levando o paciente à morte dependendo do caso.

Além das intercorrências citadas acima, há também: embolia pulmonar, alargamento de cicatrizes e parada cardiorrespiratória, entre outros.

Insatisfação com o resultado

Além das intercorrências cirúrgicas, pode haver insatisfação com o resultado, quando o objetivo estético não é alcançado, seja porque o paciente não cumpriu adequadamente o pós-operatório, imperícias médicas ou outro motivo.

Vale destacar que cada organismo reage de forma particular, então, os resultados também são sempre muito individualizados. Portanto, é imprescindível seguir todas as orientações para que o resultado seja satisfatório. Converse muito com o seu médico antes da cirurgia, fale sobre suas motivações, desejos… Entenda o que, de fato, é possível mudar e alinhe suas expectativas.

Destaco novamente que seguir rigorosamente todas as orientações da equipe médica é de suma importância para evitar desfechos que, além de comprometerem o resultado, também podem colocar em risco a sua segurança.

× Como posso te ajudar?