As rugas chegaram, a flacidez está marcando presença e você vive com um aspecto de cansada? Essas são algumas características normais do processo de envelhecimento do rosto, mas não significa que precisamos gostar delas! Ainda bem que existe um tratamento: a cirurgia de lifting facial.
Esse procedimento é utilizado quando os dermocosméticos e outras intervenções menos invasivas já não são suficientes para amenizar os danos do tempo. Então, o cirurgião plástico traça estratégias para promover uma aparência mais rejuvenescida ao rosto.
Vou explicar os detalhes neste material, essa é uma das cirurgias que mais gosto de fazer. Confira!
No que o procedimento é capaz de ajudar
A cirurgia de lifting facial, que também pode ser chamada de “ritidoplastia” consegue tratar a flacidez de pele na parte inferior da face; amenizar as rugas profundas nas pálpebras inferiores e ao redor do nariz; reduzir a papada (o excesso de pele e gordura no pescoço); e também diminuir aquela sensação de “queda” na mandíbula.
Em alguns casos, o cirurgião também pode propor a associação com a blefaroplastia – operação que trata a flacidez nas pálpebras superiores, melhorando o resultado na região dos olhos.
As técnicas da cirurgia de lifting facial
O lifting facial é um procedimento que difere bastante de paciente para paciente. Cada pessoa terá questões específicas a serem tratadas, essas são associadas com os tipos de técnicas. São elas:
- Minilifting: como o próprio nome diz, é uma cirurgia mais simples, quando a flacidez e as rugas não são tão severas. Assim, o médico se concentra na parte inferior da face, a partir das bochechas;
- Lifting de terço superior: nessa conduta, o foco fica na parte de cima do rosto, na testa e pálpebras;
- Cirurgia clássica: aborda toda a face sendo recomendada para as pacientes que já possuem um elevado grau das marcas de envelhecimento.
Leia também: Descubra como o tempo age em cada idade
Para quem o lifting é indicado?
Você deve estar se perguntando se pode fazer o lifting facial. Bom, o primeiro passo para obter essa resposta é conversar com um cirurgião plástico. Em Belo Horizonte, você pode vir falar comigo, é só marcar uma consulta pelo meu site.
Todavia, o mais comum é realizar a cirurgia a partir dos 40 anos. Antes, outros métodos menos invasivos, como toxina botulínica e ácido hialurônico, costumam amenizar os efeitos do envelhecimento.
Como já mencionei, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) também ressalta que é uma cirurgia individualizada. Portanto, não pense que a técnica que deu certo para outra pessoa também poderá ser utilizada em você.
A minha dica é simples: tire todas as suas dúvidas com o cirurgião, pesquise e se submeta ao procedimento apenas se você se sentir segura!
Um pouco do que acontece no centro cirúrgico
Você se preparou bem para o lifting facial, realizou todos os exames pré-cirúrgicos, está saudável e animada para a operação. Chegou a hora de entrar no centro cirúrgico!
O mais comum é utilizar a anestesia geral, a fim de promover conforto à paciente. Quando a pessoa já está dormindo, o médico inicia as incisões nos locais necessários, seja na parte inferior ou superior do rosto. Em seguida, retira o excesso de pele e dá aquele up na face.
Depois, faz as suturas e encaminha a paciente para a internação, que costuma ser de, no mínimo, um dia.
Leia também: Os exames que você precisa fazer para uma boa cirurgia
O pós-cirúrgico do lifting facial
Durante a recuperação da cirurgia de lifting facial, é normal ter inchaço e hematomas. Contudo, eles desaparecem com o passar das semanas. O cirurgião plástico irá te recomendar determinados medicamentos e condutas para ajudar.
Entre os cuidados indicados, estão:
- Não realizar exercícios físicos por um mês;
- Dormir de barriga para cima;
- Tomar os remédios prescritos;
- Deixar os curativos sempre secos e limpos;
- Não se expor ao sol;
- Usar as faixas recomendadas;
- Realizar sessões de drenagem linfática;
- Evitar o uso de cosméticos enquanto o médico não liberar.
Qualquer outra conduta específica será mencionada pelo especialista que te acompanhará.
A cicatriz e os resultados
Por ser uma cirurgia no rosto, muitas pessoas ficam com medo das cicatrizes do lifting facial. Porém, saiba que elas se situam na base do cabelo, ao redor das orelhas e abaixo do queixo, ou seja, todas em forma discreta.
Os resultados podem demorar cerca de seis meses para aparecer, até o fim completo do inchaço e cicatrização.
No entanto, para um bom rejuvenescimento, a paciente também deve tomar outros cuidados, como uso do protetor solar, boa hidratação e alimentação saudável.
Quer saber mais sobre a cirurgia de lifting facial?
Só a partir de uma boa conversa é possível solucionar todas as dúvidas sobre uma cirurgia plástica. Com o lifting facial, não é diferente.
Portanto, eu te convido a marcar um horário comigo para eu explicar os detalhes. Entre em contato pelo Whatsapp. E se tiver alguma dúvida, entre em contato através dos nossos canais no Facebook ou Instagram, nossa equipe está pronta para te ajudar!
Estou te esperando!
Comentários