Já se foi o tempo em que envelhecer significava abandonar os cuidados com a aparência. As pessoas estão vivendo mais tempo, com mais saúde, qualidade de vida e… Beleza! 
Sim!! Para quem está incomodado com a perda de volume e de contorno do rosto, o lifting facial é, atualmente, uma das cirurgias plásticas que oferece resultados mais significativos e naturais (desde que realizado, é claro, por um cirurgião experiente). 
É muito importante ressaltar que, apesar do poder rejuvenescedor dessa cirurgia (algumas pacientes chegam a aparentar ter dez anos a menos!), ela não é capaz de paralisar a ação do tempo ou eliminar a necessidade de cuidados contínuos com a pele. 
Depois do lifting facial, o paciente segue em seu processo natural de envelhecimento com uma grande melhora estética,  já que a cirurgia vai recriar a estrutura da face, removendo os principais sinais de envelhecimento.

Como saber se é a hora de fazer um lifting facial?

Se você está insatisfeita com o excesso de pele que se afasta facilmente do rosto ou do pescoço, causando perda do volume facial e rugas profundas que não apresentam melhorias significativas com cremes e até mesmo tratamentos minimamente invasivos, o lifting facial pode ser uma boa indicação. 
Entretanto, somente o cirurgião plástico poderá dizer, com certeza, se essa é a melhor cirurgia para o seu caso e se será possível atingir os resultados desejados. 

Como posso me preparar para o lifting facial?

A melhor coisa que você pode fazer para se preparar para o lifting facial é cuidar da sua pele o melhor possível. Isso inclui utilizar produtos de qualidade, preferencialmente recomendados por dermatologista, principalmente para hidratar. 
Além disso, é fundamental ingerir bastante água e, se for fumante, abandonar o cigarro semanas antes da cirurgia. Essa medida é muito importante em qualquer tipo de cirurgia plástica para reduzir os riscos do procedimento, mas, no caso do lifting facial, essa medida vai ajudar a trazer mais vitalidade para a região, facilitando o processo de cicatrização.
Por fim, recomendo que a paciente se informe a respeito da cirurgia, preferencialmente, com o médico responsável. Caso queira pesquisar na internet sobre o procedimento, fique atenta à credibilidade dos sites acessados, certo? 

O que acontece na cirurgia?

Diferentes técnicas podem ser utilizadas para um lifting facial, mas, de maneira geral, fazemos incisões próximas ao cabelo da paciente, ao redor das têmporas até a parte inferior do couro cabeludo. 
Depois, vamos remover o excesso de pele e gordura da região, reposicionando o tecido subjacente e levantando os músculos faciais com suturas. Dependendo do nível de flacidez da região, pode ser necessário fazer, também, uma pequena incisão sob o queixo, para tratar o pescoço
Todo o procedimento é feito com anestesia geral e pode levar até 5 horas, já que se trata de uma cirurgia complexa. 

Como são as cicatrizes do lifting facial?

Todas as incisões são feitas estrategicamente na linha do cabelo, para que as cicatrizes não sejam perceptíveis. Além disso, usamos suturas muito finas e pontos especiais para que a cicatriz seja o mais suave possível. 
Já a incisão no queixo costuma seguir o vinco natural da região, para que fique escondida. Ou seja, quando o lifting facial é realizado por um cirurgião plástico experiente nesse tipo de procedimento e a paciente segue todas as recomendações do pós-operatório (sendo evitar a exposição ao sol por pelo menos três meses uma das mais importantes), as cicatrizes são praticamente invisíveis. 

Quando vou ver os resultados do lifting facial?

Nas primeiras duas semanas a paciente irá lidar com hematomas e inchaços típicos de qualquer cirurgia facial. Depois desse período, a aparência do rosto fica mais suave, e possíveis hematomas já podem ser cobertos com maquiagem (que precisará ser aplicada muito gentilmente). 
Em dois ou três meses já será possível notar uma mudança muito significativa, mas as cicatrizes ainda podem estar mais evidentes nesse período. Consideramos que o resultado final do lifting facial é atingido cerca de seis meses depois da cirurgia. 

× Como posso te ajudar?