É fato que a radiação solar é um convite à exposição do corpo e da face ao sol. E o verão, que começa hoje, é a época oficial para isso.
Não é à toa que as clínicas de estética e de cirurgia plástica ficam lotadas nesse período. Além da estação, também é tempo de férias, o que configura a oportunidade perfeita para cuidar do corpo com maior dedicação.
Por isso, é bom lembrar que, por causa das particularidades do verão, alguns cuidados mais específicos precisam ser observados ao se submeter a algum procedimento estético nessa época.
O primeiro e mais importante é evitar a exposição solar durante, no mínimo, 30 dias. Isso porque as cicatrizes podem escurecer e as equimoses – manchas roxas da lipoaspiração ou da própria cirurgia – podem adquirir um aspecto de tatuagem com a ação do sol. O ideal é que esse cuidado persista por até três meses após o procedimento.
Partindo desse cuidado básico, outras medidas para a boa manutenção dos resultados cirúrgicos são:
– Evitar banhos de piscina e mar, para eliminar qualquer risco de contaminação das incisões
– Usar filtro solar com FPS 60, mesmo que na sombra
– Ingerir, diariamente, 3 litros de água nos primeiros dias para evitar hipotensão e desidratação, especialmente em casos de lipo
– Usar cirurgias corporais para evitar inchaço excessivo e fibrose
– Investir em drenagem linfática, que reduz edemas e hematomas e melhoram o desconforto
E claro, seguir à risca todas as recomendações do cirurgião, que variam de acordo com cada procedimento e com as necessidades de cada paciente.
Comentários