A bichectomia é uma das campeãs absolutas de procura e popularidade no rol das cirurgias plásticas. Ela é realizada para diminuir o tamanho das bochechas e aprimorar o contorno facial, formando um rosto com aparência mais magra e com mais ângulos.
Porém, apesar de ser bastante procurado, este não é um procedimento indicado para todo mundo que deseja fazê-lo. Se a bichectomia for realizada sem uma correta indicação, pode trazer impactos não só para a estética da pessoa, mas também para a sua saúde.
Ela pode resultar no envelhecimento precoce da face, na lesão de nervos e pode prejudicar até a salivação natural da boca, caso os dutos sejam danificados no processo.
Além disso, pode colocar vários aspectos da mordida em risco, já que a bola de Bichat atua como amortecedor de músculos faciais. E é justamente esta a estrutura que é parcial ou totalmente retirada na cirurgia.
Por esses motivos, ela é indicada apenas para pacientes que têm o rosto bastante ovalado e que sofrem com as constantes mordidas na parte interior das bochechas.
O procedimento
A bichectomia é uma técnica simples e não muito invasiva, que dura cerca de 30 minutos e pode ser realizada com anestesia local simples, anestesia local com sedação ou também com a anestesia geral.
A bola de Bichat é retirada por meio de dois cortes de 1 cm, que são feitos dentro da boca, um de cada lado. A remoção do tecido gorduroso provoca um afundamento das bochechas e, com isso, os ossos ficam mais ressaltados e a face mais fina.
Como essa gordura é acumulada no rosto apenas uma vez, não é necessário realizar um segundo procedimento.
O pós-operatório é bastante tranquilo e demanda poucos dias de repouso, em média 14. Geralmente, o inchaço fica mais evidente nos primeiros sete dias.
Em relação a alimentação, o paciente pode cumprir uma dieta líquida, fria ou gelada, no primeiro dia após a cirurgia. No segundo em diante, apenas dieta pastosa macia, como arroz e frango.
Na primeira semana é necessário evitar esforço físico, ingestão de alimentos quentes, sucção ou mastigação vigorosa e abertura exagerada da boca.
Lembrando que a bichectomia deve ser realizada apenas por profissionais como cirurgiões plásticos, craniofaciais e bucomaxilofaciais e em ambiente cirúrgico.
Comentários