As consequências da queda gradual na produção de colágeno, observada a partir dos 30 anos, vão muito além das rugas e da flacidez cutânea. A deficiência do principal ingrediente dos nossos ossos e tecidos vai, aos poucos, redesenhando nosso corpo, sobretudo o rosto.
Com o avançar da idade, ele adquire novos contornos, nova estrutura óssea, outro tônus muscular e novo posicionamento dos elementos faciais. Em termos de composição corporal, nos tornamos praticamente outra pessoa. ⠀
Lifting
Quando essas mudanças se instalam de maneira mais intensa – o que costuma ocorrer por volta dos 50 ou 60 anos (dependendo da idade, dos cuidados e da genética de cada um), o lifting facial (saiba tudo aqui) pode ser a alternativa mais adequada para amenizar os sinais do tempo.
A operação permite recriar a arquitetura facial da juventude por meio da remoção de pele, reposicionamento da gordura facial, e até mesmo músculos e ossos. Aqui no Brasil, o lifting geralmente abrange as pálpebras, pescoço, mandíbula e área frontal (região T, que inclui nariz e testa).
Complexo e um tanto melindroso, o procedimento dura de 3 a 5 horas, dependendo das estruturas a serem tratadas (todas elas são combinadas com o paciente antes da cirurgia).
Minilifting
Já o minilifting é um procedimento menos invasivo e indicado para quem deseja corrigir alguma imperfeição, deixar a face mais harmônica e jovem e/ou amenizar as rugas e linhas de expressão.
Ele é uma versão simplificada do lifting facial e resulta no rejuvenescimento sem grandes mudanças na fisionomia, tendo como vantagens resultados mais previsíveis e um pós-operatório mais suave e rápido, já que as chances de desenvolver hematomas e cicatrizes são menores em relação ao lifting facial.
Mas ela deve ser feita na idade certa, quando a pele ainda possui alguma elasticidade. Por isso, normalmente, é uma técnica realizada em pessoas a partir dos 40 anos.
Se a flacidez do rosto tem deixado o seu contorno facial menos definido, as sobrancelhas caídas e os vincos entre nariz e lábios mais evidentes, o minilifting é um procedimento altamente indicado para você.
O objetivo é proporcionar um resultado bem próximo ao natural, podendo ser observado de forma definitiva após seis meses, que é o tempo necessário para o amadurecimento da cicatriz. Porém, a partir de dois meses já é possível ver boa parte do efeito da cirurgia.
Comentários