A cirurgia plástica reparadora é um recurso extremamente eficaz no tratamento de queimaduras que causam perdas funcionais e estéticas nas áreas afetadas. Danos desse tipo são provocados por ferimentos de segundo e terceiro grau, que atingem camadas mais profundas da pele.
Um exemplo é quando a queimadura atinge pescoço, axilas e cotovelos. O fogo causa aderências que dificultam os movimentos dessas partes do corpo. Já do ponto de vista estético, a exposição da pele à altíssimas temperaturas altera desde a cor do órgão e pode resultar na perda de tecido cutâneo.
As queimaduras são lesões cutâneas provocadas pelo calor, frio, eletricidade, reações químicas e radiações, entre outros. São ferimentos que danificam desde a superfície, mas podem atingir músculos e ossos. As queimaduras de primeiro grau são as mais superficiais e podem ser tratadas com pomadas, curativos e loções cicatrizantes.
A cirurgia plástica tem utilidade nos ferimentos de segundo e terceiro grau, que impõem grande sofrimento às pessoas acidentadas.
As queimaduras de segundo grau são mais graves pois machucam camadas mais profundas da pele provocando vermelhidão e dor. Já as queimaduras de terceiro grau são as mais graves por se estenderem através de cada camada da pele, e, dependendo da profundidade, não há presença de dor.
Nesses casos, podem ser aplicadas técnicas de enxerto, quando se usa pele da própria pessoa para reparar a área atingida ou de retalhos (tecidos irrigados por artérias). Entretanto, existem dezenas de técnicas para o tratamento e reparo de áreas profundamente queimadas.
Resultados
No caso de queimaduras de segundo grau existe a melhora da região afetada. Contudo, o resultado não é totalmente harmônico. O procedimento deixa cicatrizes e diferentes tonalidades na pele e desníveis de volume no local. As lesões de terceiro grau são tratáveis, mas deixam muitas marcas estéticas e prejuízos funcionais, portanto, a reparação atua, principalmente para amenizar sequelas.
Em casos de acidentes graves com fogo e materiais inflamáveis, acione o serviço de emergência da sua região, ok! E, para fazer a sua cirurgia reparadora, conte comigo!
Comentários