O procedimento estético mais comum no Brasil é o aumento das mamas. Mais de 275 mil cirurgias de implante foram realizadas no país em 2018, nos deixando atrás somente dos Estados Unidos, segundo levantamento da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética.
Quando o assunto é mamoplastia de aumento, é comum que as mulheres que estão se familiarizando com a ideia da cirurgia pensem somente no tamanho da prótese. No entanto, durante a consulta de avaliação existem outros aspectos sobre os implantes mamários que serão discutidos entre médico e paciente.
As próteses mais utilizadas no mercado são os implantes de gel de silicone, que apresentam uma consistência e textura próxima à estrutura dos tecidos mamários femininos. Outra possibilidade é o implante de poliuretano, que é preenchido pelo gel mas tem o poliuretano como revestimento, o que traz mais estabilidade por aderir melhor ao tecido mamário (o que também pode dificultar uma posterior cirurgia para troca das próteses).
Formato dos implantes
Um aspecto tão importante quanto o tamanho das próteses e que influencia diretamente no resultado da cirurgia de aumento das mamas é seu formato, que pode ser redondo, cônico, ou em gota.
- Redondo: Formato mais utilizado pelas pacientes, proporciona uma aparência mais volumosa ao colo, região mais próxima ao pescoço. É chamada também de prótese com perfil alto.
- Cônico: Parecido com o implante redondo, com maior volume na região dos mamilos. É chamada também de prótese com perfil super alto.
- Gota: Também chamado de anatômico, proporciona efeito mais natural. É muito utilizado nos casos de reconstrução mamária, e deixa maior parte do volume na parte inferior do seio.
Tamanho dos implantes
Os tamanhos dos implantes mais utilizados variam entre 200 ml até 600 ml, mas podem ser ainda menores ou chegar a 1000ml. A escolha do tamanho depende do desejo da paciente, mas também da avaliação do seu biotipo pelo cirurgião. O mesmo vale para o formato da prótese.
É por isso que na conversa com a paciente sou sempre franco e analiso muito bem cada caso para fazer uma escolha racional e equilibrada junto com o paciente.
Como já falei por aqui, o ideal é deixar de lado imposições de padrões e buscar o que vai realçar a beleza individual da paciente.
Comentários