A abdominoplastia é um dos procedimentos de corpo que mais realizo. Ela é muito procurada porque elimina o excesso de pele e gordura da região do abdômen, ajudando a diminuir a flacidez e deixando a barriga com aquele aspecto lisinho e firme. Geralmente, os candidatos à cirurgia são pessoas que perderam muito peso ou passaram por gestação, situações em que a pele se estica muito.
Apesar de ser desejada por muitos, também é grande a quantidade de pessoas que têm receio da cirurgia por causa do pós-operatório, por isso quero contar como realmente são os dias seguintes ao procedimento.
A cirurgia
Após a anestesia, o cirurgião faz um corte entre a linha dos pelos pubianos e o umbigo, para que o excesso de gordura, tecidos e pele possam ser removidos. Depois de descolar a pele, os músculos abdominais serão costurados. Caso a remoção seja maior, pode ser necessário realizar um corte ao redor do umbigo para remover o excesso de pele na parte superior do abdômen. Tudo isso é discutido com o paciente nas consultas pré-operatórias.
Depois desse procedimento, que demora entre 2 e 4 horas, o médico fecha os cortes utilizando suturas e cola biológica.
O Pós-operatório
O período de internação após a abdominoplastia costuma ser entre 12h e 24h. Nos primeiros sete dias, é normal sentir dor abdominal e inchaço, por isso é importante fazer repouso semi-sentada. Essa posição impede a tração dos pontos.
Além disso, o paciente não deve tirar a cinta modeladora sem indicação médica, já que ela auxilia a conter o inchaço e ajuda na cicatrização dos pontos. À medida em que o inchaço diminui, a cinta deve ser apertada.
Depois desse tempo de descanso, o paciente pode começar a fazer caminhadas leves, sempre de acordo com a orientação do médico. De maneira geral, é possível voltar à rotina normal após duas semanas, mas cada caso é particular e esse período pode variar. No entanto, o paciente não deve carregar peso algum por pelo menos 30 dias e a atividade física é restrita por 2 meses.
A drenagem linfática também deve ser realizada periodicamente por um profissional, já que auxilia na circulação da linfa, do sangue e na eliminação de toxinas do corpo. Cerca de 10 sessões são necessárias para evitar o acúmulo localizado de líquido e a formação de nódulos no abdômen.
O resultado
Nos primeiros meses, o abdômen pode apresentar um pouco de insensibilidade e inchaço, de maneira que o resultado definitivo e com aspecto natural só pode ser observado entre seis meses e um ano depois da cirurgia.
Te pareceu muita coisa? A abdominoplastia é uma cirurgia que afeta uma grande região do corpo e, por isso mesmo tem resultados tão expressivos. Isso quer dizer um pós-operatório com recomendações mais incisivas, mas não é nenhum bicho de sete cabeças. Um bom profissional vai saber te orientar sobre todas elas e te deixar seguro.
Comentários