Você sabia que o cirurgião plástico leva onze anos, desde que começa a faculdade, para exercer a profissão? Trata-se da especialidade da medicina com maior tempo de formação. ???
Ainda assim, existem muitos tabus em torno da cirurgia plástica, entre eles, considerá-la algo fútil, desnecessário ou arriscado.
Resolvi trazer esse assunto à tona justamente para mostrar o quanto a profissão é séria. Acredito que, com mais informações sobre a trajetória de formação nessa especialidade, você possa se sentir mais confortável em dar o primeiro passo para fazer um procedimento e, além disso, fazer escolhas mais acertadas na hora de se decidir por um profissional. Vamos lá?
A trajetória de quem quer ser cirurgião plástico
Primeiro, é necessário cursar a graduação em medicina, que dura seis anos. Em seguida, são dois anos de residência em cirurgia geral, em que o médico vai desenvolver uma visão ampla sobre o corpo humano e sua anatomia.
Nessa fase, praticamos diversas técnicas cirúrgicas e aprendemos sobre o acompanhamento pós-operatório dos pacientes.
Concluída essa etapa, é hora de cursar mais uma residência, dessa vez voltada para a cirurgia plástica. São três anos de estudo e imersão tanto na área estética quanto reparadora. A residência deve ser feita em uma instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).
No Hospital das Clínicas da UFMG, eu sou preceptor do Programa de Residência Médica em Cirurgia Plástica, ou seja, sou responsável por conduzir e supervisionar o desenvolvimento dos médicos residentes do hospital.
Eles encaram uma grande carga horária teórica e também prática, que vai prepará-los para os exames da SBCP e da Associação Médica Brasileira (AMB).
Só depois desse processo, o médico pode ser considerado um especialista em cirurgia plástica.
A certificação da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica é etapa fundamental da formação do médico e uma segurança para o paciente, já que atesta que o profissional, de fato, passou por todos os processos de formação e de avaliação de suas competências.
Como saber se seu cirurgião faz parte da SBCP
Para proteger o paciente, o site da instituição oferece uma plataforma de busca em que, digitando o nome do profissional, você encontrará uma ficha completa do médico, com e-mail, telefone de contato e uma lista das suas especialidades cirúrgicas.
Além disso, é possível verificar a posição do médico na Sociedade, numa hierarquia que se divide entre membros titulares, associados, aspirantes e residentes.
Os membros titulares da Associação Brasileira de Cirurgia Plástica são aqueles que fazem parte do conselho e têm poder de decisão na associação, que é o meu caso.
Já os membros associados são os que foram aprovados na prova de título e estão habilitados a fazer cirurgias, porém, sujeitos à avaliação dos membros titulares.
Os membros aspirantes são aqueles que já terminaram a residência em cirurgia plástica mas ainda não foram aprovados na prova de título de especialista. Eles podem trabalhar como assistentes de médicos já titulados, até passarem na prova.
Por fim, os membros residentes são aqueles ainda em formação e que não podem realizar cirurgias sozinhos ou ter um consultório próprio.
O compromisso ético do Cirurgião Plástico
Outro aspecto importante da profissão é que todo cirurgião plástico trabalha sob um código de ética: ele deve realizar procedimentos cirúrgicos nas devidas instalações médicas credenciadas e autorizadas pela Vigilância Sanitária, além de utilizar equipamentos de qualidade e trabalhar com uma equipe bem treinada.
Embora os resultados de uma cirurgia plástica possam ser notados em pouco tempo, o conhecimento para que o cirurgião seja capaz de realizar o procedimento e proporcionar o melhor resultado possível é acumulado durante muitos e muitos anos.
E não para por aí! Na medicina, é fundamental continuar estudando. Por isso, os médicos se reúnem em congressos e outros eventos para trocar informações e ficar a par do avanços científicos da área. As técnicas estão sempre em aperfeiçoamento e há muito para se aprender, constantemente.
Comentários