Se você tem dificuldades para respirar e está insatisfeito com o formato do seu nariz, realizar uma septoplastia e uma rinoplastia de uma só vez pode ser uma boa alternativa. A combinação desses dois procedimentos é chamada de rinosseptoplastia.
Associar cirurgias plásticas é algo bastante comum e seguro, desde que seja realizado por um médico experiente.
O que é a rinoplastia
A rinoplastia é a cirurgia plástica facial mais comum, que busca melhorar a aparência do nariz. Esse procedimento poderá diminuir ou aumentar o comprimento e largura do órgão, fortalecer ou alinhar a ponte nasal, corrigir o ângulo do nariz, ajustar o formato ou levantar a ponta… as possibilidades são muitas, mas devem ser conduzidas sempre de acordo com as especificidades de cada paciente.
Em alguns casos, uma rinoplastia pode dar até mesmo a impressão de rejuvenescimento.
O que é a septoplastia
O objetivo dessa cirurgia é aprimorar a respiração nasal pela reconstrução ou correção de um septo desviado, por exemplo.
Quando a parede entre os dois lados do nariz fica torta, o que é muito comum depois de alguma lesão ou mesmo durante o parto, a respiração poderá ficar prejudicada.
Estima-se que cerca de 80% da população têm algum grau de desvio do septo. Porém, em alguns casos, a passagem de ar poderá ficar gravemente bloqueada, afetando a qualidade de vida do paciente.
Nessas situações, a septoplastia é o procedimento para alinhar o septo e abrir as vias aéreas do nariz.
Principais diferenças entre a septoplastia e rinoplastia
De maneira geral, a principal diferença entre os dois procedimentos é o seu objetivo: enquanto a septoplastia busca resolver um problema funcional, a rinoplastia busca solucionar uma questão estética.
Outra diferença chave entre as cirurgias é que a septoplastia não altera em nada o aspecto externo do nariz do paciente.
Ou seja, se a pessoa não quer mudar a aparência do órgão mas sofre com o desvio de septo, a septoplastia será indicada.
Aliando estética à funcionalidade
Se o paciente tem indicação tanto para a septoplastia quanto para rinoplastia, o ideal é que ambos sejam realizados na mesma cirurgia, que pode ser aberta ou fechada.
Por via aberta, será feita uma incisão na pele e o nariz será descolado do rosto. Geralmente, é necessário utilizar essa técnica quando as correções serão mais complexas e o cirurgião precisará visualizar melhor as estruturas nasais.
Entretanto, o corte será muito discreto e a cicatriz poderá ficar quase imperceptível.
Já na forma fechada, a incisão será feita dentro do nariz, sem pontos externos. É melhor utilizar essa técnica quando as correções são mais simples ou a pessoa tem problemas de cicatrização da pele.
A experiência do cirurgião também deve ser levada em conta na hora de escolher entre uma rinosseptoplastia aberta ou fechada.
As principais vantagens de fazer a rinoplastia e a septoplastia de uma só vez
- Mais segurança
Todo procedimento cirúrgico oferece riscos, que serão minimizados no que for possível pelo cirurgião plástico e equipe. Portanto, realizar um único procedimento expõe o paciente menos vezes a esses riscos.
- Menores custos
Se você tem interesse em resolver esses dois problemas, fazer a rinosseptoplastia pode ser também, uma forma de diminuir os custos. Afinal, serão menos consultas e você pagará apenas por uma vez pelos serviços médicos e estrutura hospitalar.
Para o cirurgião, realizar as duas cirurgias de uma só vez pode significar um pouco mais de trabalho mas, definitivamente, menos do que se fossem feitas separadamente.
- Tempo de recuperação
Como você irá se recuperar dos dois procedimentos ao mesmo tempo, o repouso necessário durante o pós-operatório será feito de uma só vez. Separadamente, seria necessário reservar dois períodos fora do trabalho e demais atividades.
- Conveniência
Se a pessoa decidir realizar os procedimentos separadamente ou, como é mais frequente, acabar se decidindo depois da septoplastia que também quer mudar o formato do nariz, será necessário esperar que o corpo se recupere totalmente para realizar a segunda cirurgia.
Comentários