O processo de emagrecimento numa cirurgia plástica não é simples, principalmente quando a perda de peso é significativa. Eliminar 20, 30, 40 e até mais de 50kg muda drasticamente a aparência de uma pessoa e, muitas vezes, o resultado pode não ser o que ela esperava, devido ao excesso de pele remanescente.

A conquista de autoconfiança e de autoestima, tão sonhadas depois da perda de peso, pode ter um novo obstáculo ao aparecerem os primeiros sinais de flacidez e, quando a perda de peso é grande, é realmente difícil evitá-la. Entretanto, a cirurgia plástica pode oferecer uma melhora significativa na estética corporal de quem lida com o problema.

Entendendo a hora de fazer a cirurgia plástica

Embora os incômodos estéticos, emocionais e até físicos do excesso de pele impactem significativamente a vida de quem perdeu muito peso, existe o momento ideal para tomar a decisão de fazer uma cirurgia plástica.

É fundamental que o paciente esteja com o peso estabilizado e fora do processo de emagrecimento. Afinal, se ele perder mais gordura, a flacidez poderá voltar. No caso de quem fez uma cirurgia bariátrica, geralmente é recomendado esperar de um a dois anos depois do procedimento para realizar uma plástica.

Não apresentar tendência de reganho de peso também é muito importante. Isso quer dizer que o paciente deve adotar hábitos de vida que permitam não engordar. Se atentar a essa questão é uma forma de preservar a saúde do paciente e de buscar resultados estéticos duradouros.

Com isso em mente, podemos analisar quais cirurgias plásticas poderão ajudar com o excesso de pele que fica depois de um emagrecimento expressivo. Essas cirurgias podem ser realizadas em associação, divididas em 2 ou 3 tempos operatórios e até isoladamente, de acordo com o desejo do paciente e seu estado clínico.

Body lift

Também chamado de cirurgia de contorno corporal, o body lift tem como objetivo remover o excesso de pele e de pequenos estoques de gordura em diferentes regiões do corpo. O resultado são curvas corporais mais suaves e melhora do tônus do tecido subjacente que sustenta a gordura e a pele.

Dependendo das regiões onde ele é feito, pode ser chamado de upper body lift, em que são operadas regiões como as mamas, braços e tórax; lower body lift, em que as intervenções cirúrgicas são feitas no abdômen, coxas, virilha e nádegas; e total body lift, em que todo o corpo do paciente passa por cirurgias.

Dependendo do número de áreas operadas, o procedimento pode durar entre 3h e 8h. A cirurgia é feita sob anestesia geral e costuma ter um pós-operatório relativamente longo, durando de três a seis semanas.

Abdominoplastia

Esse procedimento é indicado para tratar o excesso de pele e gordura no abdômen do paciente, sendo muito procurado por mulheres após a gravidez.

Na abdominoplastia, a parte excessiva de pele é removida e o restante reposicionado, dando aquela aparência de barriga chapada.

As incisões costumam ser feitas ao redor do umbigo e na base do abdômen, próxima à virilha, para que a cicatriz possa ser facilmente escondida por roupa íntima ou de banho. Frequentemente, o paciente tem a impressão de que seu umbigo até mesmo mudou de lugar já que, com a flacidez, ele costuma “apontar” para baixo.

Mastopexia

Principalmente nas mulheres, uma das regiões que mais se modifica com a perda de peso é o peito, fazendo com que os seios fiquem flácidos e apontem para baixo. A mastopexia busca corrigir esse caimento, com ressecção do excesso de pele e reposicionamento da aréola e dos tecidos mamários.

Em alguns casos, para que o resultado fique harmonioso, pode ser necessário utilizar uma prótese de silicone.

Braquioplastia

Outro grande incômodo de quem emagreceu muito é o excesso de pele dos braços. Afinal, é uma parte muito dinâmica e visível do corpo, onde a flacidez se destaca.

A braquioplastia é o procedimento que busca remover o excesso de pele da região, com uma incisão na região da axila e que pode se estender pela parte interna do braço. É possível, também, posicionar a cicatriz no sulco do bíceps do paciente. O resultado é um braço mais firme e de contorno suave.

Essas são as principais cirurgias plásticas indicadas para remoção do excesso de pele depois de um emagrecimento expressivo, com o objetivo de melhorar não só a estética do paciente, como também lhe proporcionar mais qualidade de vida e saúde.

Se você quer saber mais sobre cirurgias plásticas corporais e flacidez, me acompanhe no Instagram e Facebook. Sempre compartilho muito conteúdo interessante por lá e aviso quando tem postagem nova aqui no blog.

× Como posso te ajudar?