As pálpebras caídas ou inchadas podem mudar completamente o rosto de uma pessoa, deixando o olhar cansado, envelhecido e até mesmo triste. A blefaroplastia é a cirurgia plástica indicada para dar um “UP” na região, conferindo mais jovialidade e frescor para o rosto do paciente.

Os tipos de blefaroplastia

A blefaroplastia é uma cirurgia voltada para a região dos olhos e pode ser realizada na pálpebra superior, inferior ou em ambas, de acordo com o quadro do paciente.
 
Realizado na parte superior, o procedimento busca remover o depósito de gordura que dá aparência de inchaço para a região, bem como o excesso de pele responsável pela flacidez. Para que a cicatriz fique imperceptível, será feita uma pequena incisão no sulco palpebral pré-existente. Também poderão ser usados pontos de reforço para remodelar os depósitos de gordura e reverter o processo de ptose (caimento) da pálpebra.
 
Já na blefaroplastia inferior, o objetivo principal também é remover as bolsas de gordura sob os olhos, o excesso de pele e rugas finas na região. Quando o local não apresenta flacidez, o cirurgião pode optar por uma blefaroplastia transconjuntival, em que a incisão é realizada dentro da pálpebra inferior, acessando a gordura com instrumentos muito pequenos e delicados.
 
Ambos os procedimentos são realizados em ambiente hospitalar, com anestesia local e sedação. A blefaroplastia costuma durar de 1 a 2 horas e o paciente pode voltar para casa no mesmo dia da operação.

Como é pós-operatório da blefaroplastia

Após a cirurgia, é comum que o local apresente inchaço, irritação, hematomas e desconforto, principalmente secura dos olhos. Para aliviar esses sintomas, o paciente poderá utilizar medicamentos e pomadas prescritas pelo cirurgião, bem como compressas frias, que contribuem para diminuição do inchaço.
 
Depois de 5 a 7 dias, os pontos não-absorvíveis poderão ser removidos e o retorno ao trabalho é possível em cerca de uma semana, dependendo das atividades. Exercícios físicos só são recomendados depois de, pelo menos, um mês.
 
Usar óculos de sol é fundamental para se proteger dos raios solares e do vento, que devem ser evitados por pelo menos uma semana. Tudo isso será explicado pelo cirurgião antes e depois do procedimento, ok?

A blefaroplastia é a cirurgia certa para você?

Muitas pessoas se perguntam se estão na idade adequada para realizar uma blefaroplastia. Não existe idade ou momento certo mas, sim, indicação de uma cirurgia plástica como tratamento médico. Portanto, independentemente da idade, se o caimento da pálpebra ou bolsas nos olhos estão te incomodando, a blefaroplastia poderá ajudar a recuperar sua autoestima, dando aquele “up” ao olhar.
 
Além do incômodo estético, para saber se você é um candidato ideal à blefaroplastia, é fundamental informar ao cirurgião se você tem problemas como glaucoma, olhos secos e deslocamento de retina. Assim, ele poderá evitar possíveis complicações, garantindo o sucesso do seu procedimento.
 
Se você quer continuar se informando sobre cirurgias como a blefaroplastia, não deixe de me acompanhar no Facebook e Instagram! Estou preparando muito conteúdo interessante sobre cirurgias faciais.
 

× Como posso te ajudar?