A lipoaspiração é um dos procedimentos mais realizados no mundo todo, especialmente na região da barriga, onde homens e mulheres querem ter pouca ou nenhuma gordura! Justamente por isso, eles devem ficar atentos a uma das principais características desse tipo de cirurgia plástica: o fato de que os resultados podem se perder se a pessoa ganhar gordura novamente.
É por isso que sempre recomendo aos meus pacientes que mantenham uma dieta balanceada e a prática de atividade física depois da lipoaspiração, evitando o ganho de peso expressivo. Assim, podemos potencializar os resultados da lipoaspiração e torná-los mais duradouros.
Entretanto, nem sempre o paciente consegue seguir essa recomendação! Somente na pandemia, por exemplo, muitas pessoas têm lidado com a compulsão alimentar devido à ansiedade e ao luto, o que pode causar um ganho de peso expressivo.
O próprio processo de envelhecimento e a menopausa também podem levar ao acúmulo de gordura abdominal. Enfim, são muitos fatores envolvidos, alguns que o paciente pode controlar e outros, não!
Por isso, não é incomum que os pacientes busquem a lipoaspiração por uma segunda vez, especialmente na região da barriga. Nesses casos, vamos realizar o que chamamos de lipoaspiração secundária, procedimento que envolve alguns cuidados a mais.
Técnica e experiência importam na lipoaspiração secundária
Ao realizarmos uma lipoaspiração pela segunda vez, precisamos levar em conta que a região aspirada agora conta com uma quantidade significativa de tecido fibroso, um tipo de cicatriz interna que colou os tecidos que haviam sido descolados durante a primeira cirurgia.
As cânulas tradicionais oferecem um pouco mais de dificuldade para aspirar a região novamente. É necessário ter muita técnica, minúcia e, se possível, utilizar cânulas especiais.
Em lipoaspirações secundárias, gosto de utilizar a vibrolipo, aparelho que, além de aspirar a gordura da região, oferece movimentos vibratórios de alta frequência, que ajudam a atravessar esse desafiador tecido cicatricial, deixando a superfície com aspecto plano e uniforme. As cânulas deste equipamento também são mais finas, o que oferece um resultado ainda mais delicado.
Ou seja, atingir excelentes resultados ao realizar a lipoaspiração pela segunda vez é possível, mas requer cuidados específicos e mais experiência por parte do cirurgião. E, é claro, é fundamental informar o médico antes do procedimento para que possamos nos preparar para esse tipo de cirurgia.
Justamente por buscar oferecer sempre o melhor atendimento e resultado a todos que procuram o meu trabalho, penso que a cirurgia plástica não deve ser banalizada. Recomendo a todos os pacientes que evitem operar mais de uma vez a mesma região, lembrando que toda cirurgia, seja plástica ou não, oferece riscos.
Comentários