A lipoescultura ou lipoenxertia é uma das cirurgias plásticas mais procuradas pelo seu potencial de melhorar a estética de mais de uma região. Com esse procedimento, é possível remover gordura do abdômen e injetá-la nos glúteos, por exemplo, deixando o contorno do corpo do paciente mais harmonioso.
Justamente por se tratar de um procedimento invasivo em mais de uma região do corpo, muitas pessoas têm dúvidas a respeito do pós-operatório da lipoescultura.
Como a lipoescultura é feita
A base da lipoescultura é uma lipoaspiração. Com o paciente sedado, fazemos uma pequena incisão na região a ser aspirada, que pode ser o abdômen, braços, coxas e flancos, por exemplo.
Depois, inserimos a cânula na região e, com movimentos de vai e vem, sugamos o tecido adiposo daquela parte do corpo. A gordura removida passa por um tratamento para extrair o sangue e outras impurezas e, só depois, é aplicada.
É muito comum que as pacientes queiram utilizar a gordura aspirada para aumentar os glúteos ou preencher pequenas áreas de depressão na pele.
Como é o pós-operatório da lipoescultura
A parte mais importante do pós-operatório de toda cirurgia plástica é seguir à risca as recomendações do seu médico.
No caso da lipoescultura, será necessário fazer repouso relativo por pelo menos 3 dias, mas evitando ficar parada por muito tempo. Recomendamos que a paciente movimente as pernas com uma leve caminhada pela casa a cada duas horas.
A área de onde a gordura foi removida precisará ser comprimida por uma cinta e placa contensora por, pelo menos, 30 dias. Isso é importante para o processo de recuperação dos tecidos. É fundamental, também, realizar sessões de drenagem linfática, conforme orientação médica, para reduzir o inchaço e acelerar o processo de cicatrização.
Já a região enxertada não deve passar por grandes manipulações e é importante evitar deitar ou sentar sobre a região. Encontre uma posição confortável para dormir que não pressione o local.
O maior desconforto costuma acontecer nos dois primeiros dias após a realização da lipoescultura, tanto na região da lipoaspiração quanto na área de enxerto. O uso de analgésicos pode ajudar no alívio da dor e o paciente nota melhora significativa depois desse período.
Nem toda a gordura enxertada é absorvida depois da lipoescultura
Na maioria das cirurgias plásticas, o resultado pode ser observado de três meses a um ano depois do procedimento. Não é diferente com a lipoescultura, afinal, somente 50% a 60% da gordura injetada será retida pelo organismo. Isso ocorre porque grande parte do enxerto não recebe a vascularização adequada para ser integrado ao tecido receptor.
O restante é absorvido pelo organismo, então, não se assuste se, após o procedimento, a região parecer muito inchada. Além da diminuição do tecido adiposo, o inchaço também diminui com o tempo.
Uma forma de evitar a reabsorção exagerada da gordura enxertada é ter um cuidado especial com essa área. Durante as consultas pré-operatórias, o médico vai te explicar, por exemplo, as melhores posições para se deitar ou sentar, de forma a evitar problemas.
Comentários