Os ideais de beleza feminina foram mudando ao longo do tempo e, hoje, sem dúvida, a grande tendência é um corpo curvilíneo e tonificado. 
A maioria das que se submetem à lipoescultura está buscando um contorno corporal mais próximo de uma ampulheta ou violão, com cintura fina, barriga lisinha e bumbum grande.
Embora o exercício físico e alimentação mais regrada ajudem a conquistar esse corpo, as gordurinhas insistentes, depressões e assimetrias podem ser difíceis de eliminar sem uma intervenção cirúrgica.
A lipoescultura, combina as técnicas de lipoaspiração e lipoenxertia e pode ser uma grande aliada para valorizar ainda mais as curvas femininas, realçando a silhueta e aumentando a autoconfiança da paciente. 
Em outras palavras, com esse procedimento, podemos remover a gordura dos lugares que a paciente quer diminuir de tamanho e injetá-la onde ela quer aumentar. 

Preparação para a lipoescultura

Geralmente, essa cirurgia é indicada para mulheres que já estão no peso ideal, mas querem melhorar o contorno corporal. Para ter certeza de que esse é o melhor procedimento para o seu objetivo, é necessário que a paciente faça uma consulta de avaliação com o cirurgião plástico.
Assim, ele poderá avaliar se a paciente tem a quantidade de gordura necessária para ser aspirada, tratada e injetada em outra região do corpo. Além disso, nem todos os locais podem receber essa aplicação de gordura, então o cirurgião irá, também, explicar como o procedimento pode ser feito com segurança e os resultados possíveis. 
Vale ressaltar que cada paciente é única e os resultados são individuais. Ou seja, não adianta querer ter o corpo igual ao da sua amiga ou de uma atriz: 
Todos nós temos biotipos individuais, e o resultado da cirurgia plástica nunca é o mesmo em duas pessoas diferentes. O objetivo, aqui, é aprimorar a sua estética tomando o seu próprio corpo como parâmetro para o que pode ser melhorado. 
Se você for uma boa candidata para esse procedimento, é a hora de fazer os exames indicados. Em alguns casos, podemos indicar que a paciente perca um pouco de peso e, se ela for fumante, é fundamental interromper esse hábito por pelo menos dois meses antes da cirurgia. 

Entenda como a lipoescultura é feita

Muitas pessoas pensam que o processo de aspirar e enxertar a gordura é simples, mas a lipoescultura é considerada uma cirurgia de grande porte, realizada sob anestesia geral. Esse tipo de procedimento só pode ser realizado em hospital, onde contamos com toda e estrutura para que sua cirurgia seja feita com o máximo de segurança. 
Depois de marcar de onde a gordura será aspirada e os locais de aplicação, com a paciente sedada, infiltramos uma solução composta por soro fisiológico e adrenalina. Ela serve para diluir a gordura e diminuir as chances de sangramento.
A partir de pequenas incisões, inserimos finas cânulas conectadas a um aspirador cirúrgico, sendo que podemos, também, utilizar cânulas que vibram, configurando uma vibrolipo.  Ao atingir o tecido adiposo, esses instrumentos sugam a gordura por meio de um sistema de vácuo. Para deixar a região o mais uniforme possível, fazemos um movimento de vai e vem com as cânulas, reposicionando-as de tempos em tempos. 
Após a gordura ser aspirada, é hora de tratá-la. Retiramos células de gordura rompidas, sangue e outras impurezas, para só então enxertá-la em um novo local.
Para atingir aquela silhueta em forma de violão, geralmente, aspiramos o abdômen da paciente e injetamos a gordura no bumbum ou nos quadris. Porém, muitas também aspiram os braços, pernas ou culotes e aplicam no rosto ou nas mamas. 
De qualquer forma, o objetivo sempre será deixar o corpo da paciente mais harmonioso. 
Geralmente, a lipoescultura não necessita de internação hospitalar, ou seja, a paciente fica internada somente entre 12h a 24h, quando recebe alta para se recuperar em casa. 
Muita gente tem dúvida a respeito da recuperação dessa cirurgia, já que temos duas ou mais áreas do corpo em recuperação. Por isso, tenho um post inteiro sobre o pós-operatório da lipoescultura, em que explico alguns cuidados importantíssimos que a paciente deve ter para ter os melhores resultados possíveis com sua lipoescultura. 
E se você quer melhorar a estética corporal mas acha que esse não é o procedimento certo para você, dê uma olhada no meu texto sobre 5 cirurgias para melhorar o contorno do corpo. 

× Como posso te ajudar?