A lipoaspiração sempre foi popular, e, no Brasil, é o tipo de procedimento mais procurado pelos pacientes. Afinal, essa cirurgia oferece a possibilidade de remover a gordura indesejada de lugares específicos do corpo, tornando-se uma solução para a barriga ou culotes mais salientes, por exemplo. 
Com os constantes avanços na medicina, a lipoaspiração ganhou diversas adaptações, cada uma delas indicada para atender às diferentes necessidades dos pacientes. Em 2020, a lipo LAD e a lipo HD foram as mais procuradas, mas muita gente ainda tem dúvidas a respeito da diferença entre esses procedimentos e sobre as vantagens que eles oferecem em relação à lipoaspiração comum. 

Como a lipoaspiração comum é feita

Para entender os novos tipos de lipo, primeiro é necessário falarmos sobre a lipoaspiração comum, feita pela primeira vez em 1977.
Esse procedimento tem como objetivo remover o tecido adiposo de determinada região do corpo. Para isso, com a paciente sedada, fazemos pequenas incisões de cerca de um centímetro na pele, por onde introduzimos um instrumento chamado cânula. 
Com movimentos de vai e vem, a cânula aspira a gordura da região. Podemos injetar, também, uma solução desenvolvida para diminuir o sangramento e facilitar a sucção do tecido adiposo.
Vale ressaltar que a lipo não é indicada para pessoas que estão muito acima do peso ideal, já que não é possível aspirar, com segurança, uma grande quantidade de gordura. Por esse motivo, em alguns casos, indicamos que a paciente perca um pouco de peso antes de investir na lipoaspiração. 
 

A diferença entre Lipo LAD, Lipo HD e a lipo comum

Você sabia que a lipo LAD e a Lipo HD são a mesma coisa? Isso mesmo! 
A sigla LAD significa justamente Lipoaspiração de Alta Definição, enquanto Lipo HD é “High Definition”. A mesma coisa, só que em inglês. Com isso em mente, podemos agora entender em que esse procedimento se difere da lipoaspiração comum e para quem é indicado. 
Tanto a lipoaspiração quanto a lipo LAD ou HD têm o mesmo objetivo: remover a gordura de determinada parte do corpo do paciente. A diferença é que nesse último procedimento o cirurgião vai realizar a cirurgia esculpindo a gordura, para realçar os músculos da região. 
A cirurgia é realizada de maneira semelhante à lipoaspiração normal. Fazemos as incisões, mas inserimos uma cânula ainda mais fina e delicada que possibilita ao cirurgião ter maior controle de onde a gordura será aspirada. 
Muitos profissionais desenham com uma caneta, na pele da paciente, o caminho que a cânula deve percorrer para obter o efeito desejado. Ou seja, o objetivo desse procedimento é melhorar o contorno corporal e realçar a musculatura do paciente de maneira mais minuciosa do que a lipo normal pode oferecer. 
A Lipo LAD costuma ser feita na barriga, dando aquela aparência de abdômen tanquinho, que na maioria dos casos só é atingida naturalmente quando a paciente tem uma rotina rígida de exercícios físicos e pouquíssima gordura corporal.. Vale ressaltar que o procedimento só oferece resultados estéticos interessantes em pessoas que já têm pouca gordura na região. 
Além disso, a Lipo LAD ou HD não é menos invasiva do que uma lipoaspiração normal, oferecendo os mesmos riscos ao paciente. Esses procedimentos devem ser sempre feitos em hospital, com um cirurgião qualificado, ok?
Se você quer saber mais sobre a lipoaspiração, me acompanhe no Instagram e Facebook. Sempre tem conteúdo sobre esse e outros tipos de cirurgia plástica por lá! 

× Como posso te ajudar?