A lipoaspiração é uma das cirurgias plásticas mais procuradas pelas brasileiras porque possibilita diminuir a gordura localizada e melhorar o contorno corporal. Entretanto, esse tipo de procedimento não tem resultados vitalícios, e eles dependem da disciplina da paciente para que os efeitos da cirurgia durem por muitos e muitos anos.

Afinal, se a paciente engordar depois da lipoaspiração, a gordura voltará a se acumular por todo o corpo, o que pode comprometer o visual de barriga chapada ou costas magras, por exemplo, que ela buscou com a cirurgia plástica. 

Vale ressaltar, também, que o peso da balança não é o melhor parâmetro para determinar o sucesso da lipoaspiração. Embora a remoção de gordura envolva uma diminuição no peso corporal da pessoa, o processo de cicatrização irá causar, também, acúmulo de líquido na região afetada, além de constipação. 

Isso pode fazer com que a paciente suba na balança alguns dias depois da lipo e fique decepcionada com o número, pensando que engordou. Muitas vezes, esse aumento de peso é causado somente pelo acúmulo de líquido e constipação, que logo serão normalizados.

Entretanto, pode acontecer de a paciente de fato engordar pouco tempo ou alguns anos após a lipoaspiração. O ideal é fazer o procedimento quando a pessoa já tem uma rotina saudável estabelecida, que ela vai manter após a cirurgia. 

Naturalmente, o ganho de peso pode acontecer progressivamente mesmo com os cuidados, ou então a paciente pode passar por algum problema de saúde ou situação que mude sua alimentação e rotina de exercícios físicos, o que pode resultar no acúmulo de gordura, comprometendo os resultados da lipo. 

O QUE FAZER SE VOCÊ ENGORDOU DEPOIS DA LIPO

A primeira coisa que você precisa saber é que, embora não seja indicado, muitas pessoas perderam os resultados da lipo durante a pandemia. Nesse período de incerteza, a comida se tornou uma espécie de conforto para uma grande parte da população e muita gente não conseguiu se manter ativa em casa. 

Engordar depois da sua lipoaspiração pode ser muito frustrante. Para muitas, a lipoaspiração é a realização de um sonho de muitos anos e uma forma de atingir o corpo que consideram ideal, então essa é a hora de considerar se deve ou não realizar um novo procedimento. 

Quando a paciente vai passar por uma outra lipo no mesmo lugar onde a cirurgia já foi realizada, chamamos de lipoaspiração secundária. Esse tipo de cirurgia é mais complexa que uma lipoaspiração comum porque o local fica com tecido cicatricial, o que dificulta a aspiração de gordura. 

Por isso, a lipo secundária deve ser realizada por um cirurgião experiente, que poderá utilizar, se julgar necessário, um equipamento especial, com cânulas ainda mais finas ou um aparelho chamado vibrolipo. 

Sabendo disso, a paciente precisa tomar a decisão de passar ou não pelo procedimento novamente. Dependendo da genética da pessoa e do nível de atividade física praticada, pode ser que o ganho de gordura não tenha sido tão expressivo na região aspirada anteriormente. 

Nesse tipo de situação, pode ser mais interessante ajustar a dieta e a rotina de atividade física para perder a gordura e, depois de alguns meses, estudar a possibilidade de realizar outra lipoaspiração. 

O que não pode acontecer é a paciente encarar a lipoaspiração como uma saída para um ganho de peso muito expressivo ou como um “passe de mágica” para recuperar o corpo de antes. 

Banalizar a lipo pode ser perigoso porque faz com que a pessoa não mantenha a disciplina necessária para ter resultados duradouros, voltando para a mesa de cirurgia de novo. Esse é um tratamento médico sério que envolve riscos, e não podemos deixar isso de lado.

TAGS

LIPOLIPO A LASERLIPO HD

× Como posso te ajudar?