A rinoplastia é o procedimento facial mais realizado no país, de acordo com a SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica). Justamente por ser tão popular, essa cirurgia ainda é cercada de dúvidas, principalmente em relação ao preparo e ao período pós-operatório da rinoplastia.

Cada paciente é único e o nariz é uma estrutura muito delicada, formada principalmente por cartilagem, osso e pele – e a interação entre essas estruturas é que determinam o formato do nariz. Por esse motivo, conhecer como é o processo antes e depois da cirurgia ajuda os pacientes a tomarem essa decisão com mais segurança. Vamos lá?

O pré-operatório da rinoplastia

Antes de fazer qualquer cirurgia plástica, é necessário passar por uma consulta de avaliação com o cirurgião responsável. No meu caso, avalio se o procedimento é mesmo o que o paciente precisa para atingir o resultado estético que deseja. 

Também analiso quais técnicas são mais interessantes de acordo com o biotipo e estrutura óssea da pessoa.

Além disso, é importante avaliar critérios de condição psicológica, como:

  • as expectativas do paciente em relação ao resultado;
  • a razão pela qual o paciente decidiu recorrer ao método;
  • a total compreensão das etapas e implicações da cirurgia.

Em relação à rinoplastia, é muito importante saber se a paciente já fez alguma outra cirurgia no nariz ou passou por algum trauma na região. Tudo isso influencia muito na hora do procedimento, devido à formação de tecido cicatricial e a disponibilidade de cartilagem para modelagem nasal.

Em alguns casos, podemos realizar uma perfilometria, que é a análise morfológica do rosto do paciente, utilizando suas características únicas. Tiramos várias fotos do rosto, em ângulos diferentes. Isso permite explorar as proporções da região para, depois, tirar uma série de medidas importantes para deixar o formato do nariz mais harmonioso. 

Por fim, é hora de fazer os exames que vão dizer como está o seu estado de saúde para que a cirurgia seja feita de maneira completamente segura. Isso porque algumas doenças ou condições podem causar complicações na cirurgia e no pós-operatório da rinoplastia, como:

  • problemas cardíacos;
  • doenças infecciosas;
  • câncer;
  • diabetes e hipertensão arterial não controlada;
  • problemas de coagulação sanguínea;
  • tabagismo;
  • amamentação.

Só depois dessa avaliação será possível marcar a data do procedimento.

Vale ressaltar que durante a pandemia de Covid-19, será necessário apresentar o seu teste negativo no dia da cirurgia. 

O pós-operatório da rinoplastia

Muitos pacientes têm medo do pós-operatório da rinoplastia. Elas têm receio de sentirem dor, de terem dificuldade para respirar e, é claro, do resultado não ser como o esperado.

Geralmente, o paciente pode comer a partir de 4h após o procedimento e fica internada entre 8h e 12h. Em alguns casos, pode ser necessário usar um curativo interno, de silicone, chamado splint de Doyle. No caso da septoplastia, ele ajuda a estruturar novamente o septo.

Entretanto, na maioria das situações, a paciente pode usar somente um curativo externo reforçado com uma placa, para manter o nariz recém-operado no lugar.

O período de recuperação depois de uma cirurgia plástica costuma mesmo ser um pouco delicado, afinal, toda cirurgia é um trauma. No caso de cirurgias plásticas faciais, os hematomas e inchaços podem assustar, mas são comuns!

O nariz começa a inchar imediatamente após a cirurgia e aumenta significativamente nas 72 horas seguintes. Embora ao longo do primeiro mês o inchaço diminua bastante, o resultado definitivo da rinoplastia pode levar cerca de um ano para aparecer. Isso porque que até 1 milímetro de inchaço pode camuflar toda a modificação interna realizada.

Cuidados pós-operatórios nos primeiros 15 dias 

Nesse período, é importante que o paciente seja avaliado com frequência. Isso permite ao médico ter uma visão completa da recuperação para evitar complicações. 

Entre 7 e 15 dias, já é possível retornar ao trabalho e a algumas atividades do dia-a-dia, sempre com orientação médica. 

Nos primeiros 15 dias do pós-operatório da rinoplastia, é normal que a respiração fique um pouco comprometida pelo próprio edema e pelas secreções. As placas internas, responsáveis por manter as estruturas da região no lugar durante o processo de cicatrização, também podem influenciar na respiração.

Para aliviar o desconforto, costumo receitar lavagens com soro fisiológico, medicação vasoconstritora e compressas frias. Outras dicas para um pós-operatório da rinoplastia mais tranquilo são:

  • não abaixar a cabeça;
  • dormir de barriga para cima, com a cabeça elevada sobre dois travesseiros;
  • não assoar o nariz;
  • beber bastante água;
  • não fumar nem ingerir álcool e
  • evitar o consumo de sal e açúcar.

Cuidados pós-operatórios nos primeiros 3 meses

Durante os 3 meses após o procedimento é fundamental evitar o sol, que pode ser inflamatório e até mesmo causar sangramentos. Por isso, use protetor solar, óculos de sol e chapéu nesse período. 

Nesse período, geralmente o inchaço diminui bastante. Já é possível voltar a praticar exercício físico, mas é muito importante ter cuidado com atividades que causam impacto no nariz. 

Se algo sair do lugar, você provavelmente precisará passar por outra cirurgia. Por isso, sempre converse com seu médico antes de tomar decisões de risco. 

Sim, o pós-operatório da rinoplastia requer mesmo paciência e cuidado. Afinal, trata-se de um procedimento num órgão muito delicado, com um processo de cicatrização mais lenta. 

Entretanto, gosto de lembrar minhas pacientes que tudo isso é tolerável e que, na maioria absoluta dos casos, não é necessário fazer um procedimento revisional. Ou seja, os resultados costumam ser satisfatórios e definitivos.

Espero que este artigo tenha te ajudado a compreender melhor a rinoplastia. Sou especialista nesse procedimento e gosto muito de realizá-lo justamente pela sua influência nas expressões faciais e, consequentemente, na melhora da autoestima feminina e masculina.

Se você quer saber mais sobre cirurgias faciais, não deixe de me acompanhar no Instagram e Facebook. Sempre compartilho dicas de saúde e informações exclusivas por lá!

× Como posso te ajudar?