A lipoaspiração e a lipoescultura têm muitos pontos em comum, entre eles o objetivo de reduzir a gordura localizada. Mas esses procedimentos também apresentam diferenças e a escolha entre um e outro depende das suas expectativas em relação ao resultado e da análise do cirurgião.

A lipoescultura pode ser considerada um tipo de lipoaspiração, uma vez que parte da sucção de gordura do corpo, mas vai além disso.

Neste artigo, explicarei as diferenças entre a lipoaspiração e a lipoescultura e apresentarei as principais vantagens e desvantagens de cada procedimento. Continue a leitura e tire suas dúvidas.

O que é lipoaspiração?

A lipoaspiração é uma das técnicas mais efetivas para eliminar gorduras localizadas, ou seja, aquelas gordurinhas insistentes que não desaparecem apenas com dieta ou exercícios físicos.

Por si só, o procedimento já ajuda a melhorar o contorno corporal. A lipoaspiração pode ser feita em diversos locais do corpo, como:

  • abdômen;
  • pernas, coxas e culotes;
  • costas;
  • pescoço (papada);
  • axilas;
  • púbis (monte de vênus) e
  • braços.

Mas, depois que a gordura é aspirada, ela ainda pode ser tratada e aplicada em outras partes do corpo. É aí que entra a lipoescultura.

Leia também: Lipoaspiração ou abdominoplastia: o que é melhor?

O que é lipoescultura?

A lipoescultura, lipoaspiração associada ao procedimento de lipoenxertia, visa reorganizar a gordura do corpo. Ou seja, a lipoescultura consiste na diminuição da quantidade de gordura em uma região e no aumento em outra, valorizando as curvas de acordo com o desejo da paciente.

Funciona assim: o cirurgião faz a lipoaspiração normalmente e retira o excesso de gordura de locais onde ela é indesejada, como barriga, coxas e braços.

Em seguida, essa gordura é tratada para filtrar sangue e restos celulares. Depois, é injetada no local desejado, como nos glúteos e mamas.

Em quais locais a gordura pode ser enxertada? 

Os locais de aspiração e enxerto podem variar de paciente para paciente, mas o objetivo é sempre deixar o corpo mais harmonioso.

Embora a aplicação mais comum seja nos glúteos, a gordura também pode ser usada no rosto. Na harmonização facial, por exemplo, ela é ótima aliada para diminuir olheiras estruturais, aumentar as maçãs do rosto e o queixo da paciente ou melhorar o aspecto do bigode chinês.

Na região facial, há ainda a possibilidade de obtermos uma fração da gordura que é aplicada para melhorar a qualidade da pele. Essa técnica é chamada de Nanofat.

Outras aplicações possíveis são na definição ou aumento dos grandes lábios vaginais e na  mamoplastia de aumento com prótese para conferir um acabamento mais natural. Mas o enxerto de gordura na mamoplastia não é indicado para todas as pacientes, e funciona melhor em mamas pequenas ou médias que não tenham flacidez. 

Qual é a diferença entre lipoescultura e lipoaspiração?

Como você viu, a diferença entre lipoaspiração e lipoescultura consiste no uso posterior, ou não, da gordura da paciente

Tendo isso em vista, a técnica cirúrgica para os dois procedimentos também é diferenciada. No caso da lipoescultura, o cirurgião precisa usar cânulas especiais e uma pressão de sucção mínima para manter as células de gordura vivas. Isso é fundamental para reaproveitar a gordura no momento do enxerto, bem como, em determinados casos, utilizar de centrífugas para separar as frações de gordura para o tratamento específico em áreas faciais.

Qual procedimento é melhor?

Não há um procedimento melhor ou pior, apenas indicações e expectativas diferentes.

Algumas pacientes podem estar satisfeitas com o formato e tamanho das mamas e glúteos e só desejam aspirar a gordura do abdômen ou dos braços, por exemplo. Nesses casos, somente a lipoaspiração é indicada.

Mas, se a paciente deseja, além de remover a gordura localizada, melhorar o formato ou aumentar o tamanho de outras partes do corpo, a lipoescultura pode ser a melhor opção.

Isso tudo deve ser sempre discutido com o cirurgião. É na conversa franca sobre seus desejos e expectativas que será definido o melhor procedimento para o seu caso. 

Conte comigo para tirar suas dúvidas e realizar uma avaliação individual do seu caso. Tenho mais de 20 anos de atuação em cirurgia plástica e atendo em Belo Horizonte (MG). Basta enviar uma mensagem pelo WhatsApp para agendar sua consulta! 

× Como posso te ajudar?